Conceituação de frase e oração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCD DE MORFOLOGIA II

TEMA: Frase e oração

TITULO: Conceituação de frase e oração

OBJETIVO:

Estabelecer as relações entre frase e oração, analisar os objetivos dos autores, sua metodologiae organização que visa ampliar o conhecimento e a diversificação gramatical.

JUSTIFICATIVA:

Com o presente trabalho, pretende-se proporcionar um conhecimento mais amplo sobre as convergênciase divergências entre os principais autores de Gramática da Língua Portuguesa, formando assim uma visão mais ampla e diversificada em relação ao tema abordado.
A definição mais adequada de acordocom o meu ponto de vista é o de Câmara Jr. Frase: Unidade de comunicação lingüística, caracterizada do ponto de vista comunicativo - por ter um propósito ou ser suficiente para defini-lo.
E nadefinição de Oração: Gama Kury – Oração é uma frase, formada de sujeito e predicado e estruturada em torno de um verbo. È muito interessante, pois com isto vamos entender, que nem toda frase é uma oração,mas que toda oração é uma frase. Pois conforme a explicação de Kury, a frase não necessita de verbo, basta ser feita à comunicação, já a oração, necessita de verbo para ser classificada como umaoração.

INTRODUÇÃO:

Definição de frase:
Celso Cunha - FRASE: È UM ENUNCIADO DE SENTIDO COMPLETO OU SEJA, A UNIDADE MINIMA DE COMUNICAÇÃO.
José Carlos Azeredo - FRASE: ESTÁ CENTRALIZADA COMOMENOR TEXTO POSSÍVEL.
Evanildo Bechara - FRASE: ELE DEFINE POR PALAVRAS SIMPLES, QUE NÃO TEM UMA ESTRUTURA INTERNA E NÃO APRESENTA RELAÇÃO PREDICATIVA. Ex: Choveu muito!

Flávia Carone – FRASE:UNIDADE DE COMUNICAÇÃO QUAISQUER QUE SEJAM SUAS DIMENSÕES E SUA ESTRUTURA, DESDE QUE ESTÁ UNIDADE ESCALE A PAUTA EM MODULAÇÃO.
Câmara Jr. FRASE: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA, CARACTERIZADA DO PONTODE VISTA COMUNICATIVO – POR TER UM PROPÓSITO OU SER SUFICIENTE PARA DEFINI-LO.

DESENVOLVIMENTO:

CONVERGENTES:
Celso Cunha, Azeredo e Bechara, ambos concordam que uma expressão formada por...
tracking img