Conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO PRÁTICO 6
Que se entende por percepção e quais os elementos que entram na sua formação?
A percepção humana é a interpretação e organização de dados sensoriais imediatos que intervêm no organismo.
O estudo deste fenómeno humano permite compreender o comportamento do homem, atendendo à impossibilidade de o mesmo acontecimento, objecto ou pessoa ser percepcionado por duas pessoas deforma idêntica. Existem sempre diferenças entre cada pessoa no modo que percepcionam o que os rodeia.
Os elementos intervenientes na percepção são a personalidade individual, na medida em que esta é fundamental para a elaboração da percepção, pois as coisas só são percepcionadas da maneira que nós queremos ou idealizamos; as forças motivacionais, que tanto podem ser intrínseca como extrínsecas,estando em constante mutação; os factores de ordem social, ou seja, o contexto social do qual fazemos parte; bem como as sensações, na medida que são elementos que entram na formação da percepção representando as impressões que derivam do contacto directo e imediato com a realidade.

Que se entende por estímulo, qual a diferença entre estímulos reais e potenciais e por limiar diferencial?
O estímuloé a resposta a uma reacção, e esta resposta varia de pessoa para pessoa. O estímulo é tudo o que desencadeia comportamentos, mas que vão perdendo intensidade, tendo que ser reforçados regularmente.
Estímulos reais são os agem sobre nós próprios, levam-nos a uma resposta, influenciam o nosso comportamento.
Estímulos potenciais são aqueles que nos são induzidos, mas que não respondemos deimediato, ignoramos, mas que podemos vir a responder.
Limiar diferencial é a capacidade máxima de provocar respostas discriminatórias e para tal é necessário um aumento de diferencial estimulatório.

Que diferença existe entre percepção de pessoas e impressão de pessoas? Clarifique a resposta.
A percepção é um acto cognitivo que consiste na organização e interpretação dos dados sensoriais imediatosque intervém no organismo;
A percepção varia consequentemente da quantidade, sendo que a percepção que cada um faz têm a ver com a maneira como cada um é.
A impressão é uma expectativa, é o desejo de conhecer, causado por um estímulo sobre a mente ou os sentidos, é aquilo que pensamos de terceiros;
A impressão é a primeira imagem que formamos fundamentada em desejos ou suposições nãofundamentadas, sendo formadas de forma somatória, somando um conjunto de elementos que originam a impressão.

Qual a diferença entre publicidade e propaganda e que tipo de estímulos utilizam cada uma delas e porquê?
A publicidade visa criar necessidades com o intuito de promover a implementação do consumo para satisfazer essas necessidades. Recorre a estímulos não estruturados e duvidosos, pois apercepção e a interpretação deste tipo de estímulos, reflectem os estratos mais profundos e significativos do sujeito, sem que este disso desse conta.
A propaganda visa promover a adesão do indivíduo a um dado sistema ideológico de carácter político, religioso, social ou económico, essencialmente visa impor comportamentos e mudança de atitudes, pelo que deve ser essencialmente persuasiva. Recorre por issoa estímulos claros, curtos, concisos e melódicos, para que entrem facilmente e fiquem na mente.

Haverá alguma relação entre a percepção e conflito? Justifique e fundamente a resposta que der.
A percepção é sempre uma oportunidade de geração de conflito porque é subjectiva; cada pessoa tem a sua percepção das coisas. A opinião também é uma interpretação subjectiva dos factos, mas neste caso sãorealidades que elaboramos sobre factos, é desencadeada por processos emocionais.
A génese dos conflitos está na base desta discordância. A afirmação perceptiva leva ao conflito, sendo esta a base da diversidade de percepções. O conflito como base da diversidade de percepções leva a que exista ideais contrários aos predefinidos, contribuindo, deste modo, para a evolução da sociedade, isto é,...
tracking img