Conceitos, o que a psicologia estuda, e como estuda!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psico- (alma ou atividade mental) e -logía (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental. A psicologia moderna tratou de compilar fatos/casos sobre o comportamento e a experiência humana, organizando-os de forma sistemática eelaborando teorias para a sua compreensão. Estes estudos permitem explicar o comportamento dos seres humanos e inclusive anteceder as suas ações futuras.
A psicologia também se pode dividir em psicologia básica (a sua função consiste em gerar novos conhecimentos no que diz respeito aos fenômenos psicológicos) e em psicologia aplicada (tem como objetivo a solução de problemas práticos através daaplicação dos conhecimentos produzidos pela psicologia básica).
Relativamente à definição de psicólogo, o termo refere-se ao profissional licenciado em Psicologia ou, na sua acepção mais ampla, às pessoas que estudam o comportamento humano sob o prisma científico. Sigmund Freud, Carl Jung e Jean Piaget são alguns dos psicólogos pioneiros. (Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2012.)
Psicologia é aciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela Psicologia de forma integrada e não separadamente.
O psicólogo (profissional da área de Psicologia), busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, esteprofissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos). (Disponível em http://www.suapesquisa.com/o_que_e/psicologia.htm.Acesso em: 11 mar.2012.)


O que a Psicologia estuda?

A metodologia de estudo da psicologia divide-se em duas grandes áreas: aquela que entende esta disciplina como uma ciência básica ou experimental e utiliza um método científico quantitativo (contrasta hipóteses com variáveis quantificáveis em contextos experimentais), e outra que procura compreender o fenômeno psicológico mediantemetodologias qualitativas que enriqueçam a descrição e ajudem a interpretar os processos.
Talvez a doutrina da psicologia mais conhecida seja a cognitiva, que estuda o ato de conhecimento (a forma mediante a qual se compreende, organiza e utiliza a informação recebida através dos sentidos). Desta forma, a psicologia cognitiva estuda funções como a atenção, a percepção, a memória e a linguagem.(Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2012.)
No caso da Astronomia, o cientista-observador está, por exemplo, num observatório, e o astro observado não corre o mínimo risco de confundir-se com o fenômeno que está estudando. O mesmo não ocorre com a Psicologia, que, como a Antropologia, a economia , a sociologia e todas as ciências humanas, estuda o homem. Certamente, esta divisão é ampla demais e apenascoloca a Psicologia entre as ciências humanas. Qual é, então, o objeto específico de estudo da Psicologia?
Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra dor dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “ O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana e outros,ainda, a personalidade. (BOCK, Maria Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA Maria de Lourdes Trassi, Psicologias- Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, 13 ed.- São Paulo, Saraiva, 2002. P.21)

Psicologia procura explicar, clarificar, descrever, interpretar e analisar os feitos/ações inerentes ao comportamento humano e aos processos mentais para determinar aquilo que domina a sua aparição....
tracking img