Conceitos e o funcionamento do mercado turístico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2
Meta da aula Objetivos
1 2

Mercado turístico: a oferta e a demanda turísticas

Apresentar os conceitos e o funcionamento do mercado turístico, especialmente a oferta e a demanda turística.

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:

identificar e classificar a oferta turística, além de representar graficamente e analisar os fatores que influenciam taloferta; identificar e classificar a demanda turística, além de representar graficamente e analisar os fatores que influenciam tal demanda.

Pré-requisito
Para compreender esta segunda aula, você deverá revisar a primeira, Economia, Mercado e Turismo, e especialmente saber os conceitos relacionados às forças de mercado: oferta e demanda.

Aula 2



Mercado turístico: a oferta e a demandaturísticas

Introdução
Como você estudou na aula anterior, sob o ponto de vista da microeconomia, no mercado atuam as chamadas forças de mercado, que são a oferta e a demanda. Tais forças são movidas por variáveis, e uma das mais importantes delas em Economia é o preço do bem ou serviço. Nesta segunda aula, você aplicará seus conhecimentos da aula anterior no mercado das atividades turísticas,analisando a oferta e a demanda turísticas. Relembrando: quando os compradores estão dispostos a adquirir algum bem ou serviço, dirigem-se ao mercado e encontram-se com os vendedores desses bens. Nesse momento, realiza-se a troca do dinheiro do comprador pelos bens ou serviços do vendedor. Portanto, o comprador é aquele indivíduo que demanda ou procura, no mercado, os produtos que deseja adquirir.E o vendedor ou produtor é aquele que está ofertando os produtos no mercado, com o objetivo de vendê-los. No sistema do mercado turístico, encontram-se os consumidores (ou turistas) e as empresas turísticas (hotéis, agências de viagem, empresas de ônibus, transportadoras e outras). Não esqueça que, no mercado turístico, consumidores ou turistas estão sujeitos às suas restrições orçamentárias eprocuram maximizar suas satisfações de consumo de produtos turísticos. Já as empresas e instituições turísticas procuram atrair mais turistas para, principalmente, elevar seus lucros. Esta aula está estruturada em dois momentos: no primeiro, o estudo da oferta turística; no segundo, a análise da demanda turística. Existem atividades para que você exercite seu conhecimento.

Oferta turística
Aoferta turística pode ser entendida como sendo o conjunto de recursos naturais e artificiais de uma cidade, região ou país, assim como de bens e serviços ligados à atividade turística.

30

Economia e Turismo

Ela engloba, portanto, tudo o que está presente no local de destino e que pode ser oferecido aos turistas para a satisfação de suas necessidades.

A oferta turística pode ser definidacomo a quantidade de bens e serviços turísticos que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço em determinado período de tempo.

Assim como você estudou na primeira aula a teoria econômica sobre oferta, a oferta turística também, por princípio, responde a uma regra: quanto maior for o preço de determinada mercadoria, maiores serão o desejo e o estímulo de vendê-la. A oferta écomumente representada pela letra S (de supply, em inglês). Veja o boxe de atenção sobre a relação preço/quantidade ofertada.

• Se o preço de um bem ou serviço turístico aumenta, a quantidade ofertada aumenta: Pxh Sxh • Se o preço de um bem ou serviço turístico diminui, a quantidade ofertada se reduz: Pxi Sxi

Para você entender melhor esse princípio básico da oferta turística, suponha que apassagem de ônibus Rio de Janeiro– Belo Horizonte aumentou de preço, de R$ 52,00 para R$ 65,00. As empresas de ônibus vão querer ofertar (vender) mais assentos (mais passagens); provavelmente, vão disponibilizar mais ônibus para o transporte dos passageiros, até porque, assim, certamente lucrarão mais. Aumentando-se o preço do serviço, a quantidade ofertada será maior também, ou seja, a curva da...
tracking img