CONCEITOS E TEORIA SOBRE PLANEJAMETO

1186 palavras 5 páginas
1. Definição de Planejamento Estratégico

A formulação de uma estratégia empresarial está inserida em uma multiplicidade de fatores e componentes dos ambientes: interno e externo. Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa. Diante desse diagnóstico o planejamento estratégico surge como uma ferramenta essencial de ajuda para a alta direção de uma organização, pois permite nortear as ações gerencias da empresa dentro de um plano previamente determinado, de estratégias e metas diminuindo a possibilidade de tomadas de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo.
“O processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing e finalmente um plano de marketing. O processo começa com uma análise profunda dos ambientes interno e externo da organização. Essa análise ajuda o planejador a determinar as forças e fraquezas internas da organização e identificar as oportunidades e ameaças externas”. (FERRELL, et al, 2000, p.19-20).
Planejar é estar em constante avaliação em relação ao potencial do lucro futuro de cada ramo de negócio, a empresa não pode atuar simplesmente em um planejamento anual ou com base em vendas passadas, a organização deve criar diferentes instrumentos analíticos com relação ao futuro de mercado.
O planejamento estratégico é a estratégia propriamente dita, para cada tipo de negócio ou ramo de atuação, a empresa tem que criar uma estratégia para alcançar os objetivos de longo prazo, pois não existe uma estratégia que satisfaça a todos, assim, uma organização tem que escolher o que é mais vantajoso para ela, levando em conta as oportunidades, objetivos, recursos disponíveis e posição no mercado.
Portanto para entendermos o planejamento estratégico é necessário observarmos a estrutura organizacional da administração normalmente

Relacionados