conceitos patrimônio e tomabmento

694 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio
Disciplina Museologia & Preservação I
Professora May Paiva
2013.1

Pesquisa sobre Patrimônio Cultural,
Analisando o significado de bens móveis e bens imóveis, bens tangíveis e bens intangíveis, patrimônio imaterial e tombamento.

Daniela – estudante do 3º período de Museologia na Unirio

RESUMO:

O trabalho em questão pretende fazer uma analise do conceito de patrimônio e de outros que derivam dele, como bens tangíveis e intangíveis e o tombamento, com o objetivo de discorrer sobre meu entendimento com as minhas palavras.

PALAVRAS CHAVES:

Patrimônio, Bem, Tombamento

INTRODUÇÃO: A compreensão de patrimônio depende da sua divisão em diversos outros conceitos, primeiramente, ele não se limita ao material, bens móveis e imóveis são de grande importância, porém o intangível, que compõe o patrimônio imaterial, é de tanta importância quanto. A guarda e a permanência deste patrimônio, material e imaterial, dependem de medidas como o tombamento, que preservam e protegem este.

PATRIMÔNIO MATERIAL:

Compõe o patrimônio material bens culturais que organizados por suas características dispostos em quatro “sessões” os Livros do Tombo, estes são o arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Estes bens são separados em dois grandes grupos principais os móveis( podem ser movimentados e transportados sem que seu caráter e físico sejam danificados) e imóveis ( sua movimentação ou transportação são impossíveis ou danificariam sua compreensão e qualidade) sendo eles, coleções de arqueologia, documentos, acervos de diferentes museus, bens bibliográficos, arquivos, conteúdos áudios-visuais, fotografias e material cinematográficos ou núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais, respectivamente.

PATRIMÔNIO IMATERIAL:

Patrimônio cultural intangível ou imaterial, no entanto, não é

Relacionados