Conceitos marxistas - sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definir os conceitos abaixo a partir da perspectiva teórica marxista. Para cada conceito você deve procurar no Manifesto Comunista um trecho que de alguma forma corresponda ao conceito descrito:- Materialismo Histórico: trata-se da análise científica dos fatos históricos como meio de avaliar as leis que regem o comportamento social moderno.
De acordo com a análise marxista, odesenvolvimento das civilizações tem forte influência de seu âmbito econômico, no que diz respeito ao modo e aos meios de produção.
Logo nos parágrafos introdutórios, Marx faz alusão a essas questões, de modo adesenvolver seu ideal socialista a partir dos conhecimentos históricos.

- Dialética: pode ser definida como a racionalização marxista das questões sociais, divindindo seus movimentos em três etapas:tese, antítese e síntese.
Sua estrutura está em constante movimento, e diz respeito a contradições. A sociedade experimentaria constantemente desse processo em suas alterações cícliclas, comoexplicitado, por exemplo,
no exerto: "os mercados, no entanto, continuavam a crescer e conrinuavam a aumentar suas necessidades. A própria manofatura tornou-se insuficiente. Em consequência, o vapor e amáquina revolucinaram a produção industrial".

- Modo de produção: trata-se da forma como a sociedade organiza seus meios produtivos como forma de suprir suas necessidades.
No manifesto de suaautoria, Marx trata desde o modo de produção burguês, típico da Europa no auge da Revolução Industrial, até da produção feudal, baseada no trabalho artesanal e no serviço braçal realizado por servos.

-Meios de produção: são todos os intrumentos com os quais é possível produzir bens, incluindo não só o maquinário tecnológico, mas as instalações, e tudo que é utilizado pelo trabalhador.
Dessaperspectiva, a burguesia industrial seria a detentora dos meios de produção, e, por consequencia, exerceria influência sobre a grande massa do proletariado que, sem meios de sustentar-se de formas...
tracking img