Conceitos iniciais do multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS INICIAIS DO MULTICULTURALISMO E A EDUCAÇÃO
* Como ocorre a relação entre educação e cultura?
Atualmente é impossível pensar em educação, em vivências pedagógicas, quenão estejam atreladas as questões culturais da sociedade. Entretanto os estudos apontam para uma educação padronizada, homogeneizada e monocultural presentes na chamada cultura escolar,indicando o momento atual de crise nas escolas por não se fazer observar a influência que as diferentes culturas promovem nos educandos. É necessário que ocorram mudanças, no sentido dereconstruir práticas educativas que priorizem a questão da diferença e do multiculturalismo.
* Quais são as diferenças entre a abordagem multicultural descritiva e propositiva?Abordagem descritiva: Relações culturais em uma determinada sociedade, a forma de conceber políticas públicas e construir estratégias pedagógicas.
Abordagem propositiva: Características dassociedades de hoje, depende de cada contexto histórico, político e sociocultural.
* Quais são as principais características do multiculturalismo intercultural?
Promover uma educaçãopara o conhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Promover uma educação para negociação cultural, construindo um projeto comum incluindo asdiferenças socioculturais.
* O que significa uma educação para o reconhecimento do outro?
Inclusão é nossa capacidade de entender e reconhecer o outro, e assim, ter o privilegio deconviver e compartilhar com as pessoas diferentes. Uma das oportunidades que a inclusão possibilita é a aceitação e valorização da divercidade humana, quebrando preconceitos existentes nocontidiano. A inclusão educacional é necessária para que haja resgate dos valores humanos. É necessária na formação de pessoas capazes de respeitar as diferenças e aprender com elas.
tracking img