Conceitos economicos basicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-CONCEITOS ECONÔMICOS BÁSICOS
As pessoas precisam alimentar-se, vestir-se, receber educação e obter outros tipos de benefícios para que possam desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para isso existem os recursos, mas a renda sempre será insuficiente na hora de conseguir todos os bens e serviços desejados para a plena satisfação de suas necessidades.
A sociedade tem também necessidadescoletivas tais como estradas, usinas hidrelétricas, segurança, justiça, etc. O mesmo ocorre com as pessoas individualmente, que também têm mais necessidades do que meios para satisfazê-las.
A satisfação das necessidades psicofisiológicas como alimentos, vestuário, habitação; e, os de caráter coletivo de uma sociedade obrigam seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas, através dasquais geram os bens e serviços necessários à consecução de seus objetivos; e que, posteriormente, se distribuem para seu consumo entre os membros dessa mesma sociedade.
 Na produção, por exemplo, a empresa tem de decidir que bens vão processar e que meios utilizará para atingir tais fins. No caso de uma empresa que produza automóveis, por exemplo, sua direção tem que decidir o modelo a ser lançadono mercado e se irá produzi-lo com tecnologia robotizada ou com uma em que se utilize mais mão de obra.
Em relação ao consumo as famílias têm que decidir como vão gastar a renda familiar entre os diferentes bens e serviços ofertados para satisfazer suas necessidades. Assim, na hora de decidir entre um televisor e uma máquina de lavar, por exemplo, levarão em conta suas necessidades, os preços deambos os bens e suas próprias preferências, de forma que o resultado da escolha seja o mais apropriado.
A Economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
A partir de tais premissas pode-sedizer que...
A Economia é a ciência que estuda a maneira como se administram os escassos recursos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
De forma intuitiva, pode-se dizer que a Economia se preocupa com a maneira como os indivíduos "economizam" seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sábia, de modo aobter o maior aproveitamento possível.
Do ponto de vista da sociedade, em seu conjunto, a Economia trata de como os indivíduos alcançam o nível de bem-estar material mais alto possível, a partir dos recursos disponíveis.
TRIBUTOS - Trata-se de recursos financeiros arrecadados pelo Poder Público (Município, Estado e União), no exercício de seu poder de soberania, para fazer face às suas despesasgovernamentais e com o objetivo de melhor prover a distribuição de riquezas.
O Código Tributário Nacional (Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966) estabelece em seu art. terceiro que...
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamentevinculada.
O mesmo CTN estabelece que, no Brasil, podem ser cobrados três tributos, a saber:
IMPOSTOS - Diz o art. 16 do CTN que Imposto é o Tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
TAXAS - Segundo o prescrito no art.77 do CTN, as Taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito federal ou pelosMunicípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA - Segundo o art. 81 do CTN, a Contribuição de Melhoria é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que...
tracking img