Conceitos do mrp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MRP

1.LEAD TIME
Tempo decorrido entre a adoção de uma providência e sua concretização (ex.: o tempo havido entre a formulação do pedido e o recebimento da mercadoria correspondente).

Definição de Lead Time
Tempo de ciclo. A redução dos tempos envolvidos no processo de produção é importante para aumentar a flexibilidade da empresa em relação ao seu concorrente Utiliza-se para o cicloprodutivo (Lead Time de Produção), para o ciclo de pedido (Lead Time do Pedido) e para o ciclo total da operação logística (Lead Time de Ressuprimento) sendo entendido como o tempo de compra mais o tempo de transporte. O Lead Time Logístico ou Tempo de Ciclo Total é o tempo decorrido desde a emissão de uma ordem a um fornecedor até o atendimento da ordem do cliente final. Também, chamado de Tempo deResposta, para designar o tempo compreendido entre o início da primeira atividade até a conclusão da última, em uma série de atividades.

Lead Time Total
Numa visão de processos, é o tempo que se leva para que um serviço ou operação seja completamente executado, desde sua solicitação até sua entrega.

Tipos de Lead Time
* Engineer-to-Order – Significa que as especificações do clienterequerem um projeto de engenharia único ou uma personalização/customização significativa. Em geral, o cliente é altamente envolvido no projeto do produto. O estoque de materiais normalmente não será adquirido até que a produção necessite dele. O lead time de entrega é longo porque inclui não apenas o lead time de compra, mas também o de projeto.

* Make-to-Order – Significa que o fabricante nãocomeça a fabricar o produto até que a encomenda do cliente seja recebida. O produto final é normalmente feito com itens padronizados, mas pode incluir também componentes feitos sob medida. O lead time de entrega é reduzido porque se requer pouco tempo de projeto e o estoque é tratado como matéria-prima.

* Assemble-to-Order – Significa que o produto é feito com componentes padronizados que ofabricante pode estocar e montar de acordo com a encomenda do cliente. O lead time de entrega é, ainda, mais reduzido porque o tempo de projeto não é necessário e o estoque de materiais está pronto para a montagem. O envolvimento do cliente no projeto é limitado à seleção do conjunto de componentes necessários.

* Make-to-Stock – Significa que o fornecedor produz os bens e os vende com base emum estoque de produtos acabados. O lead time de entrega é o menor de todos. O cliente possui pequeno envolvimento direto no projeto do produto.

2. SET UP
Tempo de setup é o período em que a produção é interrompida para que os equipamentos fabris sejam ajustados. O tempo de setup está diretamente relacionado com as variações do produto e o planejamento da produção realizado pela indústria.
Emalguns modelos de produção, como o sistema em lotes, as paradas para ajustes estão mais presentes devido à necessidade de se produzir uma grande variedade de produtos, tornando o controle deste período ocioso, fundamental para a garantia de uma boa produtividade. A busca das empresas pela perfeita sincronia entre o planejamento da produção e a variação de demanda se faz necessário, portanto, paraque os lotes tenham o maior tamanho possível, reduzindo-se assim o número de interrupções.

3. IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO ABC
A curva ABC é uma importante ferramenta que auxilia o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Ela tem sido usada para a gestão de estoques, para definição de políticas de vendas,estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa.
Normalmente, centenas ou milhares de itens compõem os estoques normais das empresas e o gerenciamento sobre todos eles torna-se elevadamente dispendioso. O critério adotado para simplificar esse gerenciamento e reduzir custos é o Sistema ABC.
Neste sistema, os estoques são classificados...
tracking img