Conceitos defesa civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS

DEFESA CIVIL

De acordo com Castro (2002) Defesa Civil é:

É a participação da comunidade na defesa da própria comunidade.
É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar,prevenir ou minimizar as conseqüências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estarsocial.


DESASTRE

Castro (2002) define Desastre como sendo um "resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos,materiais e ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais."

AMEAÇA

Em 2002 Castro descreve Ameaça como a "estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos deprobabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação."

PERIGO

Segundo Antônio Luiz Coimbra de Castro (2002, p.135), “perigo é qualquer condiçãopotencial ou real que pode vir a causar morte, ferimento ou dano a propriedade. A tendência moderna é substituir o terno por ameaça.”

VULNERABILIDADE

De acordo com Antônio Luiz Coimbra de Castro(2004, p.14)

É a condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danosprováveis. Relação existente entre a magnitude da ameaça, caso ela se concretize, e a intensidade do dano conseqüente.

RISCO

Castro (2002, p. 162) define Risco como:

Medida de dano potencial ouprejuízo econômico expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das consequências previsíveis. 2. Probabilidade de ocorrência de um acidente ou eventoadverso, relacionado com a intensidade dos danos ou perdas, resultantes dos mesmos. 3. Probabilidade de danos potenciais dentro de um período especificado de tempo e/ou de ciclos operacionais. 4....
tracking img