Conceitos de um erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO .....................3
Conceitos de um ERP 4
Evolução. 4
QUADRO 1: Metodologia de Implantação de Sistemas ERP 6
Ciclo de Vida de Sistemas ERP 6
Vantagens do ERP 6
Desvantagens do ERP 6
Figura 1: Estrutura de um ERP 7
Fatores Críticos de Sucesso 8
Principais empresas especializadas em ERP 8
ESTUDO DE CASO: Implantação frustrada de ERP 8
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS....... 11INTRODUÇÃO
O uso de softwares destinados à gestão empresarial, denominados sistemas ERP –Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), teve grande crescimento à partir de 1990, nos mercados americano e europeu e, desde 1996, o mercado brasileiro vem presenciando uma demanda crescente pelo uso dessas ferramentas.
Nem todas as vantagens vendidas por esses pacotes podem serobtidas com a simples compra do hardware adequado e do melhor software do mercado. É preciso lembrar que barreiras devem ser vencidas e resistências amenizadas para que não haja desperdício de dinheiro e de tempo.
Entretanto, nas implantações de sistemas integrados de gestão empresarial, há uma preocupação intensa com a tecnologia e quase nenhuma preocupação com os demais aspectos que norteiam asmodificações nas dinâmicas organizacionais causadas por ela.
Os dirigentes se esquecem de que as modificações causadas pela mudança tecnológica vão além de uma simples troca de sistema informacional e irão impactar também a estrutura e os aspectos sócio-comportamentais.
Por decorrência, algumas empresas se decepcionam com a solução adotada por não obterem, imediatamente, o resultado esperadodevido ao reflexo da mudança tecnológica na organização, sua estrutura organizacional e no relacionamento dos indivíduos. Assim, além do grande gasto financeiro com sua implantação, as organizações se vêem, novamente, diante de um grande gasto para se ajustarem a uma
nova realidade. Porém, os casos de sucesso também se fazem, apesar de todas as dificuldades inerentes à implantação.

Conceitos deum ERP
ERP (Enterprise Resource Planning), que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), é um pacote de ferramentas que integra todos os departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios e pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças,contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.) ou sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc.) e ganhou muita força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores ligados a servidores, com preços mais competitivos.
Evolução
Dec. 60: MRP-I (MaterialRequirement Planning ou Planejamento de Necessidades de Materiais), sistema que basicamente calcula a necessidade de compra de matéria- prima e produção de componentes a partir de uma previsão de vendas e da situação do estoque.
C = MP + PV – EST (COMPRA = MATÉRIA-PRIMA + PREVISÃO DE VENDAS – ESTOQUE)
Dec. 70: MRP-II (Manufacturing Resource Planning ou Planejamento dos Recursos de Manufatura),sistema que determina quem irá produzir, quando e com quais recursos ,ou seja, a fábrica é alocada minuto a minuto, operação a operação, respeitando um planejamento pré-definido (maior lucro possível ou menor custo).
Dec. 90: ERP - No início da década de 90, o conceito do MRP foi estendido às demais áreas da organização (Engenharia, Finanças, Recursos Humanos, Gerenciamento de Projetos, etc.). Surge oconceito de ERP, um software multi-modular para auxiliar nas importantes fases de determinado negócio.
O ERP é um sistema integrado e possui uma arquitetura aberta, viabilizando a operação com diversos sistemas operacionais, banco de dados e plataformas de hardware. Desta forma, é possível a visualização completa das transações efetuadas por uma empresa. Esses sistemas oferecem às organizações...
tracking img