Conceitos de turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE TURISMO

Definição de turista

Na segunda metade do século XVIII, passou a ser normal os jovens aristocratas ingleses fazerem uma viagem a que se chamou a Grand Tour, uma viagem de aproximadamente 3 anos pelo continente europeu com fins educativos.

Desta viagem nasce o termo touriste designando as pessoas que faziam a Tour, introduzido em França por Stendhal nas suas “Mèmoiresd’un Touriste”.

Muitas outras línguas adoptaram posteriormente as palavras francesas tourisme e touriste com o sentido restrito de viagem feita sem fim lucrativo, por distracção, repouso ou satisfação da curiosidade de conhecer outros locais e outras pessoas, embora a viagem não fosse encarada como um mero capricho, mas antes uma forma de aprendizagem ou um meio complementar de educação.

Deacordo com o conteúdo inicial da expressão, os doentes de uma estância termal, os comerciantes que visitam uma feira ou uma exposição, ou os crentes que se deslocam à Terra Santa, entre outros, não são turistas.

No entanto, todos eles ao deslocarem-se para fora da sua residência habitual utilizam os mesmos meios, que aqueles que viajam por puro prazer. A única diferença existente entre ambos éa motivação que originou a viagem, porém os efeitos sociais e económicos são idênticos.

Existem quatro elementos que se têm de ter em conta naquela que é a definição moderna do termo turista:
• Deslocação
• Residência
• Duração da permanência
• Remuneração

A definição de turista não tem sido tarefa fácil em virtude da dificuldade em enquadrar no mesmo conceitorealidades, por vezes, muito distintas mas com pontos comuns inseparáveis e gerando fenómenos semelhantes, mas nem sempre produzindo resultados iguais.

Definições de turistas

1937 – Comissão Económica da Sociedade das Nações (SDN) – necessidade de tornar mais comparáveis as estatísticas internacionais e de encontrar variáveis semelhantes.

Turista – toda a pessoa que viaja por uma duração de 24horas, ou mais, para um país diferente do da sua residência.

Sendo imprecisa e não contemplando a remuneração a Comissão enumerou as categorias de pessoas que deveriam ser consideradas turistas.

1950 – União Internacional dos Organismos Oficiais de Turismo (UIOOT), mais tarde Organização Mundial de Turismo (OMT) – entende que não se justifica a exclusão dos estudantes da definição anterior epassou a incluir no conceito de turista os excursionistas.

1963 – Conferência das Nações Unidas sobre o Turismo e as Viagens Internacionais – adoptou, para fins estatísticos, a definição de visitante.

Visitante – toda a pessoa que se desloca a um país, diferente daquele onde tem a sua residência habitual, desde que aí não exerça uma profissão remunerada.

Esta definição desdobra-se emturistas e excursionistas.

Turistas – os visitantes que permanecem pelo menos 24 horas no país visitado e cujos motivos da viagem podem ser agrupados em: lazer e negócios, razões familiares, missões, reuniões.

Excursionistas – visitantes temporários que permaneçam menos de 24 horas no país visitado

Estas definições das nações Unidas são incompletas pois apenas contemplam o turismo internacional.1983 – Organização Mundial de Turismo – elabora definição de turismo nacional.

Visitante nacional – toda a pessoa, qualquer que seja a sua nacionalidade, que reside num país e que se desloca a um lugar situado nesse país e cujo motivo principal da visita é diferente do de aí exercer uma actividade remunerada.

Turistas nacionais – visitantes com uma permanência no local visitado, pelomenos de 24 horas mas não superior a um ano e cujos motivos de viagem podem ser agrupados em prazer, férias, desportos ou negócios, visita a parentes e amigos, missão, reunião, conferência, saúde, estudos, religião.

Excursionistas nacionais – visitantes que permanecem no local visitado menos de 24 horas.

Actuais definições da ONU:

Visitante – é toda a pessoa que se desloca temporariamente...
tracking img