Conceitos de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alienação

Ação de alienar: alienação de uma propriedade.
Perda da razão, loucura: alienação mental.
Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
Alienação a título gratuito, doação.
Aceitação da condição objetiva dada tomada como intransponívelpor falta de empenho, motivação, conhecimento, capacidade... Da subjetividade humana.

Produção

Economia política. Primeiro estágio em uma série de processos econômicos que levam bens e serviços às pessoas. Os outros estágios são a distribuição e o consumo. Por exemplo, os produtores de pão são as pessoas que plantam o trigo, as que fazem à farinha e as que assam o pão. Vendedores eentregadores são os distribuidores. Os consumidores são os que compram e comem o pão.
A remuneração do capitalista, conseqüência de uma espoliação dos trabalhadores assalariados.
Se a força de trabalho se apresenta como mercadoria na sociedade em que os trabalhadores foram repassados dos meios de produção quem compra essa força está em condições de extrair dela mais do se pagou. (mais valia extraída pelocapital frente ao trabalho)
É Obtida pela exploração do trabalhador. O capitalista contrata o operário para
trabalhar num certo período de hora a fim de alcançar determinada produtividade. Mas, o trabalhador estando disponível todo o tempo pode produzir o excedente que foi calculado. E otrabalho excedente não é pago ao operário, ficando assim como lucro ao capitalista.

Proletariado

Aclasse dos proletários. É o trabalhador urbano ou rural que não é detentor dos meios de produção e tem como única mercadoria de venda sua força de trabalho.

Força de trabalho

Toda causa capaz de agir, de produzir um efeito: a água, o ar etc. são forças naturais. Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra. Esforço Ação humanasobre o mundo.
Exteriozação da subjetividade humana que si objetiva no produto do trabalho. A exteriozação da subjetividade por meio do produto do trabalho altera simultaneamente o modo de vida e assim cria condições para mudar também a subjetividade.
Por meio do trabalho o individuo constrói, portanto a si mesmo alterando a realidade externa e a realidade interna.
O trabalho promove e si dá pormeio de um processo transitório de desalienação e alienação.


Valor de uso

Utilidade de coisa, socialmente determinado. È medido pelo trabalho concreto, ou seja, do trabalho que depende da habilidade humana.

Valor de troca

Tempo de trabalho socialmente necessário, sobreposição do valor de troca sobre o valor de uso. Mercadoria está relacionada à quantidade de tempo que o trabalhadorgasta para produzi-la
Possibilidade para a troca que depende da abstração frente ás qualidades físicas da coisa.

Trabalho vivo

O trabalho em si do sujeito-produtor, ou seja, o trabalho criado em ação para consecução de um determinado produto.

Trabalho morto

Todos aqueles produtos-meios que estão envolvidos no processo de trabalho, como ferramenta, matéria prima ou mesma um saberestruturado e que são resultados de um trabalho humano anterior.

Acumulação primitiva

Capital acumulado do capitalismo comercial, mas do que qualquer outro país houve grande acumulação primitiva de capitais, fruto de intenso comércio realizado ao longo da Idade Moderna. Essas reservas foram canalizadas gradativamente para a instalação de indústrias, ampliação de rede de transportes e extração decarvão!
A existência de uma classe operária sem propriedades e outra classe capitalista rica. A esse processo de formação de sociedade capitalista em duas classes, a de proprietários e a de não proprietários de meios de produção.

Capitalismo

Estatuto jurídico e regime econômico de uma sociedade humana caracterizada pelo grande desenvolvimento dos meios de produção e sua operação por...
tracking img