Conceitos de rs232 e rs-485

Páginas: 11 (2631 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
Conceitos Básicos de RS-485 e RS-422

Introdução
As normas RS-485 e RS-422 definem esquemas de transmissão de dados balanceados que oferecem soluções robustas para transmitir dados em longas distâncias em ambientes ruidosos. Estas normas não definem qual o protocolo a ser utilizado para a comunicação dos dados, e são adotadas como especificação da camada física de diversos protocolos, como,por exemplo, Modbus, Profibus, DIN-Measurement-Bus e muitos outros. Todos os aparelhos que possuem comunicação serial por barramento utilizam o padrão RS-485, devido às vantagens que o mesmo apresenta em ambientes industriais. Por ser amplamente difundido, é bem aceito em todas as partes do globo. Apesar de estarem sendo utilizadas há bastante tempo, é muito comum haver dúvidas nos usuários de redesbaseadas em RS-485 e RS-422. Dessa forma, este documento se propõe a apresentar uma breve explicação de tópicos importantes para o projeto, análise e instalação de redes de comunicação utilizando um barramento RS-485 ou RS-422.

TIA/EIA-422
A norma TIA/EIA-422, conhecida popularmente como RS-422, descreve uma interface de comunicação operando em linhas diferenciais capaz de interligar umdispositivo transmissor a até 10 receptores. O meio físico definido para a RS-422 são dois pares trançados, sendo um utilizado para comunicação no sentido do transmissor (usualmente o mestre) para os receptores (usualmente escravos). O segundo par trançado é utilizado para comunicação dos escravos para o mestre. Como múltiplos escravos precisam transmitir através de um mesmo par de fios, estes precisamcomutar seus transmissores de forma que em um mesmo instante de tempo, somente o transmissor de um escravo esteja ativo. A utilização de dois pares permite que no mesmo instante de tempo ocorram transmissão e recepção de dados entre o mestre e um escravo. A possibilidade de transmissão e recepção simultânea caracteriza a RS-422 como full-duplex.

TIA/EIA-485
A norma TIA/EIA-485, conhecidapopularmente como RS-485, descreve uma interface de comunicação operando em linhas diferenciais capaz de se comunicar com 32 “unidades de carga”. Normalmente, um dispositivo transmissor/receptor corresponde a uma “unidade de carga”, o que faz com que seja possível comunicar com até 32 dispositivos. Entretanto, existe dispositivos que consomem frações de unidade de carga, o que aumenta o máximo númerode dispositivos a serem interligados. O meio físico mais utilizado é um par trançado. Através deste único par de fios, cada dispositivo transmite e recebem dados. Cada dispositivo aciona o seu transmissor apenas no instante que necessita transmitir, mantendo-o desligado no resto do tempo de modo a permitir que outros dispositivos transmitam dados. Em um determinado instante de tempo, somente umdispositivo pode transmitir, o que caracteriza esta rede como half-duplex. Uma rede RS-485 pode também utilizar 2 pares trançados, operando no modo full-duplex, totalmente compatível com RS-422.

Conceitos Básicos de RS-485 e RS-422

Linhas de Comunicação Balanceadas
Tanto a RS-485 quanto a RS-422 se caracterizam pela utilização de um meio de comunicação diferencial (ou balanceado), denominadopar trançado. Os circuitos transmissores e receptores adotados nestas interfaces utilizam como informação a diferença entre os níveis de tensão em cada condutor do par trançado. Os códigos binários são identificados pela polaridade (+ ou -) da diferença de tensão entre os condutores do par, ou seja, quando a tensão no condutor “+” for maior que no condutor “-”, é caracterizado um nível lógico“1”; quando, ao contrário, a tensão no condutor “-” for maior que no condutor “+”, é caracterizado um nível lógico “0”. Uma margem de ruído de ±0,2 V é definida para aumentar a tolerância a interferências. Esta técnica resulta no cancelamento de ruídos induzidos no meio de transmissão, pois se o mesmo ruído é induzido nos 2 condutores, a diferença de tensão entre eles não se altera e a informação é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RS-232 e RS-485
  • RS 232 E RSR 485
  • Relatório Sistemas Industriais
  • o conceito dos 5 rs
  • Interfaceamento de dispositivos em uma Rede RS-485 utilizando o protocolo MODBUS.
  • Rs232
  • O que é rss
  • Funcionamento rs232

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!