Conceitos de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

Karina Pereira Pinto

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Rio de Janeiro
2010

1 – HEADHUNTER

Literalmente, significa ‘caçador de cabeças’, e a expressão remete à selvageria das tribos que cortavam e encolhiam as cabeças de seus inimigos vencidos, para guardá-las como troféus. O Headhunter é um caçador de talentos, ou um especialista emrecrutamento que vai em busca de grandes potenciais a fim de encontrar a pessoa certa para ocupar um importante cargo na empresa que contratou seus serviços.
Eles são contratados por uma empresa para procurar dentro do mercado de trabalho os melhores executivos e profissionais pré-definidos que são destaque no mercado de trabalho. Isso é feito através de notícias na imprensa, ou nos balanços dasmelhores empresas, ou através da indicação de um profissional que o headhunter já conhece.
A partir desses contatos, o headhunter cria uma espécie de banco de talentos. Isso pode ocorrer de maneira sigilosa ou não. Não existe uma formação ou uma maneira pré-estabelecida para se tornar um headhunter, já que as habilidades necessárias para o desempenho da função são resultados de experiênciaspróprias, capacidade de negociação e uma ampla rede social, podendo assim selecionar um candidato e ofertar uma vaga. A ampliação das redes sociais dos headhunters ocorre de maneira natural, já que os profissionais que esão no mercado sabendo da existência deste procuram se aproximar e estabelecer vínculos que poderão lhe proporcionar um bom emprego no futuro.
Para usar o serviço de um headhunter,é preciso se sobressair profissionalmente. É o headhunter que sai em busca de uma boa cabeça profissional, e não o contrário. Os headhunters acreditam que uma das coisas mais interessantes da profissão é que eles não vendem nada, apenas ofertam oportunidades exepcionais, fazendo com que o seu trabalho seja muito reconhecido.

2 – EAD

O EAD é um processo educativo em que a aprendizagemse realiza à distância, ou seja, participante (aluno) e educador (professor) estão distantes fisicamente. Com a EAD mediada por computador (meio mais usado, internet), os participantes estudam no local e horários que mais lhes convém, e no seu próprio ritmo, podendo mais facilmente conciliar a aprendizagem com compromissos pessoais e profissionais.
Vem se tornando uma boa opção pra quemquer complementar os estudos, aumentar as chances de arrumar um emprego, crescer na carreira e ter um diploma. O EAD é um modo diferente de ensino, que possibilita a auto-aprendizagem. O perfil dos alunos de cursos à distância normalmente são pessoas com mais idade e maturidade e o EAD é indicado para quem não consegue ir regularmente à escola ou cujo horário livre não bate com o dos cursospresenciais.
Enquanto modelo de educação, não há diferença entre o modelo de Educação à Distância e o modelo Tradicional. O contato face a face pode ser mais rico, mas o aluno de EAD tem que fazer a diferença para amenizar este fator. Ele precisa ter disciplina, dedicação, organização e motivação. Tanta dedicação no final pode fazer a diferença, sendo um ponto positivo aos olhos do mercado detrabalho. Especialistas garantem que Ensino à Distância é uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Cursos de Educação à Distância são ainda uma ótima oportunidade para os que moram longe de grandes centros e querem, por exemplo, fazer cursos mais especializados. Ainda há a questão dos custos que são bem menores do que os de cursos presenciais. É importante ver se o MEC fez algumaavaliação do curso que escolheu.
A Educação à Distância tornou-se uma modalidade de ensino importante e necessária, uma vez que possibilita que muitas pessoas tenham acesso à educação de qualidade. A EAD ainda tem demonstrado um excelente desempenho no Brasil e o mercado de trabalho mudou sua maneira de aceitar alunos provenientes de cursos à distância. A tecnologia ainda é uma grande...
tracking img