Conceitos de mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Marketing

Marketing é uma das muitas palavras estrangeiras que foram trazidas para o português, e sua tradução é mercadologia. É bem o que ela quer dizer, no nosso dia a dia, marketing nada mais é do que a procura por se manter a demanda e a oferta em perfeito equilíbrio através do uso. O uso dos próprios clientes, ou seja, da compra, e também a manutenção destes compradores, paraque eles continuem sempre querendo comprar.
O marketing lida com os “4 P´s”, Produto, Preço, Praça e Promoção, onde produto, é o bem a ser vendido, preço, é o valor que terá o bem para atrair as pessoas à compra, praça, é o local onde estão os clientes e onde o produto será vendido, como pontos de venda e por último, promoção, que muitos pessoas, erroneamente, consideram como o velho“chamarisco” “leve 2, pague 1”, mas não é, promoção é apenas o jeito de promover o produto entre os consumidores, como a empresa vai levar ao conhecimento público o seu produto, marca, preço, praça e etc...
O marketing usa, em sua essência, várias outras ciências humanas, como sociologia, antropologia, psicologia e estatística, onde este espera sempre convencer os clientes em potencial a consumir.Resumindo, o marketing serve para vender produtos, para manter a lei da oferta e procura, mas como ele irá fazer isso, é o grande desafio. Como o marketing faz para manter esta lei? Além de todas as áreas das ciências humanas que já foram ditas, ele também usa a “pesquisa de mercado”, que será devidamente explicada, entendida e sua história desvendada agora.

O Conceito de Pesquisa de Mercado

“Sejapara a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação deum plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.” (http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/pesquisa_mercado.html)

Como já foi dito pela fonte do IBOPE, é imprescindível que se faça uma pesquisa de mercado, mesmo que hoje, muitos não a façam, antes de abrir qualquer empresa, lançar qualquer produto ou antes de fazer qualquer modificação em alguma estruturadefeituosa na empresa. Mas o que é pesquisa de mercado, por quê exatamente é feita e qual a sua história?
Pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta de trabalho para a tomada de decisões dentro ou fora da empresa.Ela pesquisa as tendências de mercado e de clientes em potencial, para que assim, seja mais fácil a tomada de decisões, para que quem vá deliberar tenha uma visão mais amplade o que está acontecendo na sua empresa ou o que irá acontecer logo depois de sua decisão.
A história da pesquisa de mercado é muito antiga, sem nem mesmo ter exatamente dados comprovados de quando “nasceu”, há dados que nos remetem ao século XVIII, ou a era medieval. Cronologicamente, várias são as datas importantes para o “nascimento” da Pesquisa de Mercado, claro, dependendo do enfoque, masao certo pode-se dizer que a pesquisa de mercado é muito antiga. Lembrando que a palavra “pesquisa” vem do latim perquirere - "procura cuidadosa" e mercado, mercatu “permutação ou troca de produtos e valores”, assim, vemos que a pesquisa de mercado é mais antiga que o capitalismo de hoje, pois sempre houve uma espécie muito simples, para a atualidade, de pesquisa de mercado, onde nada mais é, quever e avaliar a situação da economia da época.
Agora, vamos convergir para tempos mais modernos e nos concentrar no nascimento da Pesquisa de Mercado como hoje a vemos: com forte intuito comercial, sem, contudo, tirar sua essência e importância no âmbito social.
A pesquisa de mercado é conhecida como atividade organizada desde o século XX. Algumas fontes apontam como primeira pesquisa de...
tracking img