Conceitos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DOS PALMARES
Marketing Integrado à logística
Professor: Marcos Solano Turma: ______
Aluno: ____________________________________________________________

___________
Apostila II

CONCEITO, DEFINIÇÃO E TERMOS COMUNS DO MARKETING:

“O marketing deve ser compreendido não só no sentido de vender – dizer e vender – mas também no sentido de satisfazer o cliente.Se um profissional de marketing fizer um bom trabalho de identificação dessas necessidades, desenvolver produtos de valor superior fizer uma boa distribuição e promoção esses produtos serão vendidos com mais facilidades.” Peter Druckler

Peter Drucklerdeclara: “O objetivo do marketing é deixar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio.”
“Podemos definir marketing como processo social e gerencial através do qual, indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.”
Conceitos centrais de marketing queestão interligados: Necessidades, Desejos, Demandas, Produtos, Valor, Satisfação, Qualidade, Troca, Transações, Relacionamentos, Mercados.
[pic]

NECESSIDADES humanas são estados de carência percebida. Necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; necessidades individuais de conhecimento eauto-realização.
Essas necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing, são uma parte básica da constituição do homem. Quando uma necessidade não é satisfeita, ele tenta reduzi-la ou procura um objeto que satisfaça.

DESEJOS são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. A medida que a sociedade evolui, os desejos se seus membros aumentam. Amedida que o homem vai sendo exposto a objetos que despertam seu interesse e desejo, as empresas tentam fornecer produtos e serviços que satisfaçam esses desejos.
DEMANDAS são os desejos que podem ser comprados.

ENTENDENDO AS NECESSIDADES A PARTIR DA TEORIA DE ABRAHAM MASLOW

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação éo resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir váriasatitudes:
a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.
Quando a necessidade não ésatisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanosobedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas. O comportamento humano, neste...
tracking img