Conceitos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício conceitual individual | |
Professor: EDITH WAGNER | |
Turma: MBA GESTÃO DE PROJETOS 13 | Disciplina: GESTÃO DE MARKETING |
Definições e conceitos de: preço, valor, valor agregado, segmentação, sustentabilidade, posicionamento, competitividade, concorrência, trade marketing, segmentação, logística epreconceito. |
Aluno: KLEBER PAULINOAGO/2012 |

PREÇO
É o valor monetário de um produto ou serviço para o cliente, o qual deve oferecer a melhor relação custo-benefício não apenas para a empresa. Caso o preço definido não seja o que o mercado espera, o negócio não irá retornar resultados positivos.

VALOR
É a diferença percebida pelo que se compra em relação ao que se paga. É conceitoamplamente arbitrário e sempre estará sob a avaliação do cliente. Conceito subjetivo que dependerá de todo um histórico de educação, ambiente familiar e social do consumidor.

VALOR AGREGADO
O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível naconcorrência. É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado.

SEGMENTAÇÃO
A segmentação consiste no processo de se subdividir o mercado em partes homogêneas, na qual cada parte é chamada de segmento de mercado – um grupo deconsumidores, reais ou potenciais, do qual se espera uma reação semelhante a um dado esforço de marketing (Exemplo.: vestuário, alimentação, veículos, etc...).
Pode-se entender segmentação como uma parcela de consumidores-alvo a ser estudada, que apresenta características de desejos e necessidades de consumo semelhante; portanto com possibilidade de serem agrupadas. O objetivo prático dasegmentação é a possibilidade de conseguir realizar ações de marketing dirigidas a um público específico

SUSTENTABILIDADE
O desenvolvimento sustentável leva a refletir sobre o consumismo. É preciso ter a consciência de que os recursos naturais são finitos e por isso é necessário mudar hábitos e práticas de consumo. Há formas de economizar recursos, evitar desperdícios e gerar hábitos mais adequados.
Oconsumidor desempenha um papel importante, ele pode praticar ações ambientalmente corretas como preferir comprar produtos com embalagem retornável, evitando a descartável, preferir produtos que podem render mais com menor gasto de energia, estando alerta para o teor das mensagens publicitárias e optar por não comprar produtos de empresas não comprometidas com o desenvolvimento sustentável dasociedade.

POSICIONAMENTO
O Posicionamento representa a posição relativa de um produto na mente dos consumidores em relação a outros que competem para satisfazer as mesmas necessidades. O posicionamento desempenha um papel central dentro do marketing, uma vez que descreve ao mercado como a empresa difere de seus concorrentes atuais e potenciais.
“O Posicionamento torna-se o projeto efetivo daimagem da empresa, de maneira que os clientes-alvo entendam e apreciem a posição da empresa em relação aos seus concorrentes” (Kotler , 2003).
Reis e Trout (2003) afirmam que o posicionamento é basicamente um exercício de comunicação. Se o produto não for identificado como o melhor sob algum aspecto significativo para um conjunto de clientes, estará mal posicionado e será mal lembrado.
Oposicionamento deve ser verdadeiro. Jamais se conseguirá convencer aos clientes de que um automóvel Subaru é o máximo em motorização ou que possuem a manutenção mais barata. O brasileiro quando pensa em motorização pensa em BMW e quando pensa em manutenção barata pensa Volkswagen.
O posicionamento mais eficaz é o das empresas que descobriram como ser singulares e dificilmente imitáveis. Ninguém consegue...
tracking img