Conceitos de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de literatura
• Literatura é a imortalidade da fala. (August Wilhelm)
• A distinção entre literatura e as demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a formado Verbo. De que se serve o homem de letras para realizar seu gênio inventivo? Não é, por natureza, nem do movimento como o dançarino, nem da linha como o escultor ou o arquiteto, nem do som como omúsico, nem da cor como o pintor. E sim – da palavra. A palavra é, pois, o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico. (Alceu AmorosoLima) 
A literatura nos permite viver num mundo onde as regras inflexíveis da vida real podem ser quebradas, onde nos libertamos do cárcere do tempo e do espaço, onde podemos cometer excessos semcastigo e desfrutar de uma soberania sem limites.(Mário Vargas Llosa)
características da linguagem literária
A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação,é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. 

Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas. 

Alinguagem não-literária é a utilizada com o seu sentido comum, empregada denotativamente, é a linguagem dos textos informativos, jornalísticos, científicos, receitas culinárias, manuais de instruçãoetc.
Texto literário
(...)Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é oabraço.
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita. (...)
Mario Quintana
Conclusão pessoal do que é literatura
Literatura é a arte de criar e recriartextos , uma forma de expressão de seus sentimentos , que você consegue passar informações sobre diversos assuntos , é a arte escrita.
Blibiografia
www.pensador.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org...
tracking img