Conceitos de empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 94 (23334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO: EMPREENDEDORISMO: TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS
Autor: José Carlos Assis Dornelas Editora Campus. São Paulo.

PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO

Empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar idéias, buscar oportunidades e assumir riscos calculados. Mais do que isso, está relacionado à busca da auto-realização. Muitos brasileiros têm buscado noempreendedorismo o caminho para o sucesso. Infelizmente, nem todos têm conseguido atingir o que almejam no campo empresarial. É notório o espírito empreendedor do brasileiro, mas é preocupante o fato de que muitos destes que têm iniciativa tentarem empreender achando que vontade e sorte são os ingredientes principais para a geração de grandes negócios.
Desmistificar a crença de que empreendedoresde sucesso só podem ser inatos. (13)

1 – INDTRODUÇÃO

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
José Dornelas, 2001

O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 90. No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenasempresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do temo empreendedorismo, que tem recebido especial atenção por parte do governo e de entidades de classe. Isso porque nos últimos anos, várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandesempresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. (17)
A criação de programas específicos voltados ao público empreendedor, como foi o caso do programa Brasil Empreendedor do Governo Federal, instituído em 1999, que teve como meta inicial a capacitação de mais de um milhão de empreendedores brasileiros naelaboração de planos de negócios, visando à captação de recursos junto aos agentes financeiros do programa. Dados do Sebrae mostram ainda que no período de 1990 a 1999 foram constituídas no Brasil 4,9 milhões de empresas, dentre as quais 2,7 milhões são microempresas. Ou seja, mais de 55% das empresas criadas nesse período são microempresas. Em 2001, o total de empresas formais em atividade no Brasil erade 4,62 milhões, contemplando os setores da indústria, comércio e serviços. As microempresas representavam 93,9% do total de empresas. O conjunto das micro e pequenas empresas alcançava 99,2% do total. Apenas 0,3 das empresas do país é de grande porte (empregando mais de 500 pessoas na indústria ou mais de 100 pessoas nos setores do comércio e serviços).
Esses nem sempre possuem conceitosde gestão de negócios, atuando geralmente de forma impírica e sem planejamento. Isso se reflete diretamente no alto índice de mortalidade dessas pequenas empresas que, em alguns casos, chega a 73% no terceiro ano de existência. (18)

2 – O PROCESSO EMPREENDEDOR

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX”Jefry Timmons, 1990

A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. Então, por que o ensino do empreendedorismo está se intensificando agora? O que é diferente do passado? Ora, o que é diferente é que o avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores. A ênfase em empreendedorismo surge muito maiscomo conseqüência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes.
Por isso, o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos...
tracking img