Conceitos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as diferenças e semelhanças entre micro e macroeconomia. Como elas se relacionam?
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). A microeconomia é o ramo da ciência econômica queestuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos etc.

2. Que fenômenos a microeconomia procura explicar?

A microeconômica estuda, analisa, interpreta e acompanham os fenômenos econômicos à escala segmentada dos mercados e sectores, emmatérias como os preços praticados, as estratégias seguidas, as tecnologias disponíveis, os requisitos da mão-de-obra ou os sistemas de produção dos agentes econômicos integrados nesses mercados, ou seja, estuda o comportamento dasunidades e suas inter-relações.

3. Por que os economistas adotam hipóteses simplificadoras e modelos formais para estudar o funcionamento da economia?
Porque basicamente a economia gira em torno dos agentes econômicos que são:
Unidades de família, empresas e governo.
Ou seja, em todos os países, as unidades de família exigem mais e melhores produtos, as empresas para produzi-los emequipamentos de mais alta
sofisticação mais ágeis e mais produtivos. O governo para garantir a satisfação das necessidades dos outros agentes tem que fornecer mais infra estrutura econômica e social, melhores bem e serviços públicos. Todos esses necessitam da economia da auxiliá-los.

4. Um modelo econômico pode ser útil para explicar como a economia funciona mesmo sendo excessivamente simples eirrealista?

Um modelo é uma representação simplificada da realidade econômica expressa através de símbolos e operações matemáticas que busca descrever um certo conjunto de relações econômicas. Assim, podemos tentar explicar um conjunto complexo de comportamentos, fenômenos e resultados empregando algumas variáveis explicativas e estabelecendo relações entre elas. Mesmo o modelo econômico sendoexcessivamente simples e irrealista ele pode captar toda a complexidade dos comportamentos e retirar os fatores do acaso, de tal forma que o foco recaia sobre os princípios gerais desenvolvidos.

5. Como a macroeconomia se relaciona com a microeconomia?
A micro e macro economia são teorias aditivas e não alternativas, pois seu relacionamento é direto quando a macroeconomia sofre alguma alteraçãosendo esta positiva ou negativa a micro economia também receberá esse efeito para no final essas duas vertentes chegarem a sua analise.

6. Qual é o efeito sobre o fluxo circular da produção da existência do governo (portanto, do gasto público e da cobrança de impostos) e de relações comerciais com o exterior (portanto, de exportações e importações de bens e serviços)?

Haverá um déficit noproduto nacional, pois este é integrado pelos seguintes componentes: consumo privado, consumo publico, investimento e exportações liquidas (exportações menos importações).

7. É possível, numa economia aberta e com governo, preservar o nível de atividade quando a poupança privada supera o investimento? Que condições seriam requeridas para isso? Utilize o diagrama do fluxo circular da produção paradiscutir esses pontos.

Através do diagrama de fluxo circular evidencia visualmente as relações econômicas instituídas e facilita o entendimento no que diz respeito ao funcionamento da economia, utilizando as seguintes categorias: produtores (organizações), consumidores (família),governo e setor externo.Observa-se a existência de relações entre os diversos agentes que compõem o mercado...
tracking img