Conceitos de economia convencional e a ecológica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso
Curso: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Professor:


Conceitos do Texto:
São duas concepções de mundo a Convencional e a Ecológica, pois a convencional enxerga a economia como um todo, e quando chega a considerar a natureza, o meio ambiente, ou a biosfera, eles são entendidos como partes ou setores da macroeconomia: florestal, pesqueiro, mineral,agropecuário, áreas protegidas, pontos ecoturísticos, etc. A economia é vista dessa última perspectiva como um subsistema aberto de um sistema bem maior, que é finito e não aumenta. É materialmente fechado, mesmo que aberto para a energia solar.
Sistemas isolados: São os que não envolvem trocas de energia nem matéria com seu exterior. O único exemplo razoável é o do próprio universo.
Sistemasabertos: Que regularmente trocam matéria e energia com seu meio ambiente.Como é o caso da economia.
Sistemas fechados: Só importam e exportam energia, mas não matéria. A matéria circula no sistema, mas não há entrada nem saída de matéria do mesmo. Na prática é o caso do planeta Terra, pois são irrisórios os casos de meteoros que entram ou de foguetes que não voltam.
Metabolismo
As empresasproduzem bens e serviços usando insumos classificados como trabalho, terra e capital, os chamados três fatores de produção. As famílias consomem todos os bens e serviços produzidos pelas empresas. Compram das empresas nos mercados de bens e serviços. E nos mercados de fatores são vendidos os insumos necessários à produção comprados pelas empresas.
Termodinâmica: Ramo que estuda as relações entreenergia, calor e trabalho. A segunda lei da termodinâmica diz que a nem toda energia pode ser transformada em trabalho, pois uma parte sempre se dissipa em calor. E energia dissipada não pode mais ser utilizada. Considera-se calor a forma mais degradada de energia, pois embora parte dele possa ser recuperada para algum propósito útil, não é possível aproveitá-lo totalmente por causa de sua tendência àdissipação.
Lei da entropia: A degradação energética tende a atingir um máximo em sistema isolado, como o universo. E não é possível reverter esse processo. Isso quer dizer que o calor tende a se distribuir de maneira uniforme por todo o sistema, e calor uniformemente distribuído não pode ser aproveitado para gerar trabalho.
Baixa Entropia: É a energia e matérias aproveitáveis são de baixaentropia.
Alta Entropia: Quando utilizadas na manutenção da organização do próprio sistema, são dissipadas. Os organismos vivos existem, crescem e se organizam importando energia e matéria de qualidade de fora de seus corpos, e exportando a entropia.
Metabolismo socioambiental: Captam os fundamentos da existência dos seres humanos como seres naturais e físicos, com destaque para as trocasenergéticas e materiais que ocorrem entre os seres humanos e seu meio ambiente natural. De um lado, o metabolismo é regulado por leis naturais que governam os vários processos físicos envolvidos. De outro, por normas institucionalizadas que governam a divisão do trabalho, a distribuição da riqueza, etc.
Mecânica versus termodinâmica
Mecânica clássica: Ela parte do princípio de que é possívelentender os fenômenos, independente de onde, quando e por que ocorrem. Um pêndulo simples é um sistema mecânico ideal, portanto seu funcionamento é um bom exemplo. Será igual aqui ou no Japão, hoje ou daqui a mil anos. Tampouco importa quem deu início ao movimento do pêndulo. É possível prever a posição exata do pêndulo com base em poucas informações. Para tal, é necessário um princípio de conservaçãoque permita manter certa identidade ao longo do tempo. A energia do pêndulo em seu ponto mais alto é chamada de potencial. À medida que cai, tal energia vai se transformando em energia cinética. No ponto mais baixo a energia cinética é máxima. A energia mecânica total é igual à energia cinética mais a energia potencial.
A primeira lei da termodinâmica: Sustenta que em um sistema isolado, como...
tracking img