Conceitos de desenvolvimento humano, motricidade , linguagem e cognição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1635 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sendo a brincadeira uma atividade voluntária e consciente, uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação e os e diversos significados da vida,essa atividade favorece uma ocasião educativa única para a criança. É através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suaspotencialidades.
Os jogos tornaram-se prática no século XVI e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado das letras. Na mesma época, com o advento do cristianismo, os jogos tiveram uma conotação diferente, pois eram vistos como atos delituosos, ocorrendo assim, a decadência dessa atividade.
Na época do Renascimento, o jogo perdeu esse caráter reprovativo evoltou à sua idéia original, quando passou a fazer parte do cotidiano dos jovens como diversão.
Froebel (1782-1852), foi o reformador pedagógico, que criou o Jardim de Infância ,criou o primeiro Kindergaten em 1837, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro. Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, aapreender o significado da família nas relações humanas.
"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto aevolução individual quanto a universal". (FROEBEL, 1826)
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança – e essa idéia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, paraoferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou“presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. “Todos os jogos que envolviam os ‘dons’ começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade”, diz Alessandra Arce.Para Froebel, era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus.
O Recurso da Brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver suaprópria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
Através de brinquedos e orientações adequadas, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento sadio, tais como: a motricidade ampla e fina, o raciocínio lógico, a percepção visual e tátil, a socialização, a comunicação e a criatividade.
Como organizar uma Brinquedoteca :
Criação de Seçãodos Brinquedos:
a) Seção do “Faz de Conta”
Um espaço com mobílias infantis, com berço, caminha, roupas de bonecas. A cozinha com pia de lavar, louça, geladeira, fogão, mesa, cadeiras, loucinhas, panelinhas e outros utensílios de cozinha. O hospital com uniforme de enfermeira, consultório médico, que serve para estimular hábitos de higiene, saúde, utensílios de médico. O super mercado, com...
tracking img