Sendo a brincadeira uma atividade voluntária e consciente, uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação e os e diversos significados da vida,essa atividade favorece uma ocasião educativa única para a criança. É através da brincadeira que a criançarepresenta o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Os jogos tornaram-se prática no século XVI e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado das letras. Na mesma época,com o advento do cristianismo, os jogos tiveram uma conotação diferente, pois eram vistos como atos delituosos, ocorrendo assim, a decadência dessa atividade.
Na época do Renascimento, o jogo perdeu esse caráter reprovativo e voltou à sua idéia original, quando passou a fazer parte docotidiano dos jovens como diversão.
Froebel (1782-1852), foi o reformador pedagógico, que criou o Jardim de Infância ,criou o primeiro Kindergaten em 1837, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro. Froebel foi o primeiroeducador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas.
"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e àsociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal". (FROEBEL, 1826)
Froebel considerava a Educação Infantilindispensável para a formação da criança – e essa idéia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Conceitos de desenvolvimento humano, motricidade , linguagem e cognição. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Desenvolvimento-Humano-Motricidade/359353.html

MLA

"Conceitos de desenvolvimento humano, motricidade , linguagem e cognição" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Desenvolvimento-Humano-Motricidade/359353.html>.

MLA 7

"Conceitos de desenvolvimento humano, motricidade , linguagem e cognição." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Desenvolvimento-Humano-Motricidade/359353.html>.

CHICAGO

"Conceitos de desenvolvimento humano, motricidade , linguagem e cognição." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Desenvolvimento-Humano-Motricidade/359353.html.