Dança
“Dançar... um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar. Uma ação que traz uma sensação de alegria, de poder, de euforia interna e, principalmente, de superação dos limites dos seus movimentos. Algumas pessoas não se importam com o passo correto ou errado e fazem do ato de dançar uma explosão de emoção e ritmo que comove quem assiste. Superam os entraves emoldurados pelavergonha e invadem as pistas de dança, mostrando numa expressão corporal todo sentido gerado por diferentes tipos de música. É como se a dança fizesse parte do ser. Não é poss´vel ouvir uma música sem que seu corpo a traduza em movimentos. Há crianças, e até bebês, que ritmicamente expressam sua percepção musical. (...) Dançar é expressar emoções por meio do corpo. Esculpir no ar figuras harmoniosasque nascem de um pulsar da música.” Débora Barreto.
Dança é o movimento do corpo acompanhado ou não de música, de algum tipo parece provir do sânscrito e significa “desejo de uma vida e movimento”. Sempre praticada tanto por homens como por mulheres, é uma atividade tão antiga quanto o mundo. (...)
O valor físico: ela proporciona realmente um desenvolvimento de funções muito importantes para oser humano. Desenvolve o ritmo, a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade, melhorando ainda as funções digestivas, respiratórias e neuromuscular.
Valor mental: desenvolve, em primeiro lugar, a atenção do aluno, sua memória, seu raciocínio, sua imaginação e, até mesmo, sua individualidade.
Valor cultural: o conjunto de costumes, lendas, tradições, religião, história e ideias estãopresentes na aprendizagem da dança, em especial dança folclórica. Podemos transmitir conhecimento tanto de culturas regionais como nacionais e internacionais e sob os mais diversos aspectos, como música, indumentária, coreografia e gestualidade.
Valor moral: através da dança podemos trabalhar também a cooperação, a disciplina, a auto confiança, a iniciativa, a perseverança e a gentileza. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Conceitos de dança, arte, cultura, ed. física e sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Dan%C3%A7a-Arte-Cultura-Ed/225307.html

MLA

"Conceitos de dança, arte, cultura, ed. física e sociedade" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Dan%C3%A7a-Arte-Cultura-Ed/225307.html>.

MLA 7

"Conceitos de dança, arte, cultura, ed. física e sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Dan%C3%A7a-Arte-Cultura-Ed/225307.html>.

CHICAGO

"Conceitos de dança, arte, cultura, ed. física e sociedade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceitos-De-Dan%C3%A7a-Arte-Cultura-Ed/225307.html.