Conceitos de dança, arte, cultura, ed. física e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1089 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dança
“Dançar... um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar. Uma ação que traz uma sensação de alegria, de poder, de euforia interna e, principalmente, de superação dos limites dos seus movimentos. Algumas pessoas não se importam com o passo correto ou errado e fazem do ato de dançar uma explosão de emoção e ritmo que comove quem assiste. Superam os entraves emoldurados pelavergonha e invadem as pistas de dança, mostrando numa expressão corporal todo sentido gerado por diferentes tipos de música. É como se a dança fizesse parte do ser. Não é poss´vel ouvir uma música sem que seu corpo a traduza em movimentos. Há crianças, e até bebês, que ritmicamente expressam sua percepção musical. (...) Dançar é expressar emoções por meio do corpo. Esculpir no ar figuras harmoniosasque nascem de um pulsar da música.” Débora Barreto.
Dança é o movimento do corpo acompanhado ou não de música, de algum tipo parece provir do sânscrito e significa “desejo de uma vida e movimento”. Sempre praticada tanto por homens como por mulheres, é uma atividade tão antiga quanto o mundo. (...)
O valor físico: ela proporciona realmente um desenvolvimento de funções muito importantes para oser humano. Desenvolve o ritmo, a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade, melhorando ainda as funções digestivas, respiratórias e neuromuscular.
Valor mental: desenvolve, em primeiro lugar, a atenção do aluno, sua memória, seu raciocínio, sua imaginação e, até mesmo, sua individualidade.
Valor cultural: o conjunto de costumes, lendas, tradições, religião, história e ideias estãopresentes na aprendizagem da dança, em especial dança folclórica. Podemos transmitir conhecimento tanto de culturas regionais como nacionais e internacionais e sob os mais diversos aspectos, como música, indumentária, coreografia e gestualidade.
Valor moral: através da dança podemos trabalhar também a cooperação, a disciplina, a auto confiança, a iniciativa, a perseverança e a gentileza.
Autornão informado.


Arte
Dentre as definições apresentadas pelo dicionário Aurélio:
3. Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação: uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; arte popular; a arte da poesia; a arte musical.
Deacordo com Oscar D’Ambrósio:
Arte é uma interpretação da vida (realidade). Vincula-se a fatores religiosos (pirâmides egípcias ou esculturas da Grécia clássica), políticos (autoritarismo de Stálin na URSS), sociais (predomínio da burguesia no Romantismo) e simbólicos (evangelistas associados a animais na decoração das igrejas medievais).
Para um objeto ser artístico, ultrapassa o utilitário.Isto significa que satisfaz os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), o espírito (a inteligência) e o coração (a emoção).
Os estilos estão intimamente relacionados a uma época (tempo), lugar (país ou região), estrutura social, econômica, religiosa e política, e à personalidade do artista.
Oscar D’Ambrósio é jornalista, crítico de arte e autor de Os pincéis de Deus:vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus (Editora UNESP).

Cultura
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.” - Ruth Benedict(O crisântemo e a espada).
"Culturas são sistemas (de padrões de comportamentosocialmente transmitidos) que servem para adaptar ascomunidades humanas aos seus embasamentos biológicos. Esse modo de vida das comunidades incluitecnologias e modos deorganização econômica, padrões de estabelecimento, de agrupamento social e organização política, crenças e práticas religiosas, e assimpor diante." - Roger Keesing(TheoriesofCulture).
“Cultura” é o campo de estudo da antropologia. Diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos. Não pode existir uma sociedade sem cultura....
tracking img