Conceitos de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Básicos de Custos
Na área de custos temos alguns conceitos que podem ser denominados como básicos sobre os principais componentes que englobam os gastos, custos e despesas dentro daempresa, onde cada um tem sua participação dentro da venda e pós-venda nas operações.
Esses gastos empresariais compreendem os custos, despesas, investimentos, perdas e desperdícios. A diferença contábilentre custos e despesas refere-se ao fato de que as despesas podem ser debitadas às contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a débitos deresultados (sob a forma de custo dos produtos ou serviços vendidos).
Nas áreas administrativas, diretoria, logística, de recursos humanos e de finanças, entre outros, cujos gastos são classificados comodespesas, mas que também prestam serviços ou apoio às áreas de produção das empresas.
Algumas explicações básicas e suas diferenciações:
Custos Diretos de Fabricação: quando conseguimosidentificarmos a que produto pertence, pois há como mesurar quanto pertence ao produto, de forma objetiva e direta. Nesse caso podemos citar as matérias primas das embalagens e dos componentes, da mão de obradireta - observando há verificação e medição de quanto tempo é gasto na elaboração de cada produto. Diante desses produtos não é necessários fazer rateio não havendo dúvida quanto a este ou aqueleproduto.
Custo Indireto de Fabricação: Este também chamado de custos gerais são aqueles incorridos dentro do processo de produção, e este se obriga o uso do rateio, para que possamos estimar o quantocabe a cada produto. Por exemplo, o custo de manutenção, depreciação etc. E sobre aqueles que não trabalham diretamente sobre o produto, por exemplo, aluguel, dos materiais consumidos na fabricaentres outros.
Despesas: Podem ser classificadas como diretas e indiretas. No caso de uma propaganda de um produto na área comercial essa despesa seria classificada como direta.
Quanto às despesas...
tracking img