Conceitos de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Definição – Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações.

O 1.º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, definiu a Contabilidade como: “A ciência que estuda e pratica as funções deorientação, de controle e de registros dos atos e fatos de uma administração econômica”.

Objeto – O assunto do qual trata a Contabilidade é o patrimônio.
Por intermédio da Contabilidade, podemos ter o controle e o conhecimento detalhado da situação patrimonial, além de acompanhar a sua evolução.

Finalidade – A Contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer informações sobre opatrimônio de uma determinada pessoa. Essas informações são destinadas aos públicos interno e externo.

Funções – entre as funções da Contabilidade, temos:
1. Função administrativa - controlar o patrimônio;
2. Função econômica – nas empresas, a função econômica consiste em apurar o lucro ou prejuízo, ou seja, calcular o resultado econômico.

Aspectos Patrimoniais – A Contabilidade se ocupa daidentificação dos elementos patrimoniais (aspecto qualitativo) e da mensuração, da indicação do valor em moeda desses elementos (aspecto quantitativo).

Áreas – As áreas da Contabilidade podem ser estudadas de forma autônoma, divididas em Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Bancária, Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, Análise das Demonstrações, Auditoria etc.Campo de Aplicação – O principal campo de aplicação da Contabilidade são as aziendas (o patrimônio considerado juntamente com a pessoa que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade). O conceito de azienda reúne o patrimônio e a pessoa que o administra: Azienda = Patrimônio + Gestão.

Titular do Patrimônio – Pode ser pessoa física ou jurídica.

Dissolução, Liquidação eExtinção – Para que uma sociedade seja extinta, é necessário que haja a sua dissolução, caracterizada pelo início da liquidação – realização do ativo e pagamento do passivo exigível. O ativo remanescente é rateado entre os sócios, de acordo com a participação de cada um. Aprovadas as contas do liquidante, encerra-se a liquidação e a pessoa jurídica é extinta.

PATRIMÔNIO

Patrimônio – É o conjunto debens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.
Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações avaliáveis em moeda.
O patrimônio é composto por elementos positivos (bens e direitos) e negativos (obrigações).
Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível.
Do ponto de vista estático,a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio. Do ponto de vista dinâmico, ela estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

Bens – São todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que elepode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, ou seja, que é de propriedade de uma pessoa.

Bens Corpóreos – São bens materiais, quer dizer, têm existência física. Podem ser tocados e vistos.

Bens Incorpóreos – Não existem fisicamente. Embora não sejam visíveis ou palpáveis, também podem ser traduzidos em moeda.
Os direitos sobre bens de propriedade de terceiros sãoclassificados como bens incorpóreos.

Critérios para Registro dos Bens – Em regra, são demonstrados pela Contabilidade como integrantes do patrimônio de uma determinada pessoa os bens de sua propriedade.

Transmissão de Bens Móveis – A aquisição da propriedade de bens móveis se dá pela tradição, ou seja, pela entrega feita pelo transmitente ao adquirente. Todavia, nem sempre a entrega do...
tracking img