Conceitos de comandos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE COMANDOS ELETRICOS
Comandos elétricos foram desenvolvidos devido a necessidade do homem de produzir maiores quantidades com rapidez e também com qualidade e padronização.
È o método utilizado para automatização de maquinas e equipamentos e nos dias de atuais até residências estam tendo parte de suas instalações automatizadas. Essa metodologia é baseada em operações de contatoselétricos.
Um comando elétrico quando desenvolvido seus contatos devem sempre estar em sua condição de repouso, que é a forma na qual o dispositivo esta em qualquer atuação mecânica funcional.
CONTATOS ELETRICOS
Existem três tipos de contatos elétricos, que são:
* NA ou NO – Normalmente aberto ou Normally open
Os contatos elétricos normalmente aberto quando estão em estado de repouso nãopermitem a circulação de corrente elétrica no circuito. Quando são comutados eles entram em estado de atuação e permitem a circulação de corrente elétrica no circuito.
Eles também são representados pelos números 3 e 4 ou toda variação decimal que termine em 3 e 4 (13 e 14 ,23 e 24 ...).



* NF ou NC – Normalmente fechado ou Normally closed
Os contatos elétricosnormalmente fechado quando estão em estado de repouso permitem a circulação de corrente elétrica no circuito. Quando são comutados eles entram em estado de atuação e não permitem a circulação de corrente elétrica no circuito.
Eles também são representados pelos números 1 e 2 ou toda variação decimal que termine em 1 e 2 (11 e 12 ,21 e 22 ...).



* CONTATOREVERSOR
Os contatos elétricos reversores são aqueles que permitem a circulação de corrente elétrica de um ponto comum e não permitem para outro ponto do circuito em relação ao mesmo ponto comum.




ETAPAS DE COMANDO
Um comando eletrico é composto basicamente por duas etapas, que são :
* Etapa de comando
È a etapa que recebe os comandos efetuados pelooperador, executa a logica projetada e fornece o comando necessário para que as cargas conectadas a etapa de potencia sejam acionadas, desta forma, executando o trabalho necessário.
* Etapa de potencia
È a etapa que comuta a alimentação das cargas que executarão a finalidade da maquina e ou equipamento. Esta comutação segue a lógica projetada na etapa de controle.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO ESEGURANÇA
São componentes que são inseridos nos circuitos elétricos e tem como finalidade interromper a circulação de corrente elétrica no circuito caso haja alguma anomalia.
* FUSIVEIS
São componentes inseridos no circuito para interromper a circulação de corrente elétrica em situações anormais da corrente, como curto-circuito e sobrecargas de longa duração.
Existem fusíveis com dois tipos deefeitos distintos:
* FUSIVEIS DE EFEITO RAPIDO
São empregados em circuitos onde não há variação considerável de corrente entre a fase de partida e o regime normal de funcionamento da carga, são ideais para circuitos com semicondutores (diodos, tiristores).
* FUSIVEIS DE EFEITO RETARDADO
São apropriados para uso em circuitos cuja corrente de partida atinge valores muitas vezes superiores acorrente nominal da carga e em circuitos sujeitos a sobrecargas de curta duração.
Os fusíveis de efeito retardado mais utilizados são o DIAZED e o NH.
São utilizados em motores elétricos, cargas indutivas e capacitivas.
RELES COMO DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
Diferente dos fusíveis que se autodestroem, os reles abrem os circuitos em caso de sobrecargas por exemplo e após sanada a irregularidadeele continua sendo utilizado.
Em relação aos fusíveis, os reles levam as seguintes vantagens:
* Ação mais segura;
* Possibilidade de modificação do estado ligado para desligado (e vice-versa);
* Proteção do usuário contra sobrecargas mínimas dos limites predeterminados;
* Retardamento natural que permite picos de corrente próprios as partidas de motores.
Os reles utilizados...
tracking img