Conceitos de bancos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCOS

Conceitos

Bancos são instituições financeiras públicas ou privadas que têm a função de fornecer serviços financeiros e conceder empréstimos.

Na Babilônia, uma das regiões mais ricas do antigo Oriente, as pessoas não iam aos templos apenas para adorar seus deuses. Guardavam neles objetos de valor, metais preciosos, jóias ou cereais, como a cevada e o trigo, porque ali estariamseguros e ninguém poderia roubá-los. Os sacerdotes não cobravam para cuidar desses bens, mas podiam emprestar uma parte deles para quem precisasse e, em troca, recebiam algum pagamento.

Uma das teorias sobre a origem da palavra banco é a de que a palavra banco vem do alemão bank, que significa “banco de madeira”, usado por aqueles que se dedicavam ao ofício de trocar e emprestar dinheiro. A partirda Idade Média, começaram a se chamar assim as primeiras casas ou estabelecimentos nos quais se realizavam essas atividades.

Os bancos tornaram o comércio mais fácil e seguro, não só para os que moravam numa mesma cidade, mas também para aqueles que negociavam entre cidades e países diferentes.

Assim, um comerciante da Itália que tinha seu dinheiro em um banco que também funcionava naFrança, podia comprar mercadorias de um fornecedor da França, sem precisar carregar dinheiro. Os comerciantes gostaram muito dessa forma de fazer negócio, pois não tinham o trabalho de carregar dinheiro, e nem corriam o risco de serem roubados durante as viagens. Os banqueiros também gostaram, pois podiam cobrar pelos serviços prestados. E por isso as pessoas procuravam os bancos para fazer seusnegócios.

À medida que o comércio cresceu no mundo, os bancos também cresceram e se tornaram cada vez mais necessários.

Hoje, para todas as pessoas, é muito mais seguro e fácil guardar o dinheiro em um banco e retirá-lo ou fazer seus pagamentos utilizando cheques, cartões de crédito, caixas automáticos, fax, computadores e até telefone. Pode-se dizer que, no mundo todo, os grandes negócios são feitospor meio dos bancos. É importante notar que por intermédio dos bancos modernos circula o dinheiro de um país.

Os bancos são essenciais para nossa economia. A função principal dos bancos é colocar o dinheiro de seus clientes em circulação, emprestando-o a outros que podem então utilizá-lo para comprar casas, fazer negócios, pagar a faculdade dos filhos etc.

As operações bancárias têm a vercom confiança. Acreditamos que o banco terá nosso dinheiro para nos devolver quando formos retirá-lo, e que honrará os cheques que passamos para pagar nossas contas. Enquanto as pessoas estão colocando dinheiro no banco todos os dias, ele estará emprestando o mesmo dinheiro a outras. Os bancos normalmente concedem mais crédito do que dispõem em dinheiro. Se você for ao banco e solicitar seudinheiro, você o obterá. Contudo, se todos forem aos bancos ao mesmo tempo e exigirem seu dinheiro (uma corrida aos bancos), pode haver um problema. Esse fenômeno acontece quando um país passa por uma recessão.

História dos bancos no Brasil

Em 1808, nasceu o primeiro Banco do Brasil, viabilizado pela vinda de D. João VI e a família real. O rei de Portugal abriu os portos e realizou acordoscomerciais com a Europa e as colônias. Mas o primeiro BB iniciou as atividades em 1809 e fechou em 1829. D. João VI teria levado para Portugal boa parte do lastro metálico depositado e o banco teria perdido dinheiro em exportações.

Em 1831, nasceu a primeira caixa econômica, sediada no Rio de Janeiro, mas não obteve sucesso.

Em 1833, nasceu o segundo Banco do Brasil, mas não conseguiu integralizar ocapital para a sua instalação (Lei nº 59, de 08.10.1833).

Em 1836, nasceu o primeiro banco comercial privado: o Banco do Ceará. Com vida curta, fechou em 1839.

Em 1838, nasceu o Banco Comercial do Rio de Janeiro, cujo sucesso motivou o surgimento de outros bancos comerciais na Bahia, Maranhão e Pernambuco.

Em 1851, nasceu o terceiro Banco do Brasil, de controle privado, por sugestão...
tracking img