Conceitos da biomecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALAVANCA

Quando os músculos desenvolvem tensão, tracionando os ossos para sustentar ou deslocar a resistência pelo peso dos segmentos corporais e, possivelmente, pelo peso de uma carga acrescentada, o músculo e o osso estão funcionando mecanicamente como uma alavanca.

ALAVANCA 1ª CLASSE OU INTER-FIXA

A força aplicada e a resistência estão localizado em lado oposto do eixo.
Ex:Gangorra, é um exemplo de alavanca de primeira classe.



ALAVANCA 2ª CLASSE OU INTER-RESISTENTE

A força aplicada e a resistência ficam no mesmo lado do eixo, com a resistência mais próxima do eixo. Ex: Um carrinho de mão. Apesar de não existirem exemplos completamente análogos no corpo humano.

ALAVANCA 3ª CLASSE OU INTER-POTENTE

A força e aresistência estão do mesmo lado do eixo, porém a força aplicada fica mais próxima do eixo. Ex: Um remo para canoa e uma pá.





CENTRO DE GRAVIDADE, EQUILÍBRIO

Centro de gravidade e equilíbrio está intimamente ligada ao equilíbrio corporal.O centro de gravidade é umponto de um corpo ao redor do qual todas as partículas de sua massa estão distribuídas uniformemente.Tudo que se tem um peso existe um centro de gravidade,ou centro da massa, por exemplo com a medição dos eixos ou a linha imaginária gravitacional, na qual se cruzam as linhas que se localizam no centro da gravidade.
No meu conceito o equilíbrio que se encontra no centro de gravidade, também édependente dos sistemas sensoriais envolvidos na estabilidade do corpo.
Quanto maior o peso corporal , maior a estabilidade, sendo assim sob esse aspecto do centro de gravidade , é que quanto mais baixo ele for melhor será o balanceamento a rotação em torno do eixo , com a qual ajuda o balanceamento.exemplo:Os atletas da ginástica olímpica tem maior evolução no esporte quando apresentam uma estaturabaixa e desfavorecem aqueles que possuem estatura alta.
Equilíbrio
Tipos de equilíbrio:
Estável
Instável
Neutro
Estável: Quando desloca o centro de gravidade e tende a se manter na mesma base de sustentação anterior,ou seja, eu saio do centro de gravidade e depois consigo voltar.
Instável: Alguém me empurra e não consigo voltar,ou seja, preciso fazer uma nova base ,ou dou um passo parafrente ou para trás ,quando tropeçamos o centro de gravidade sai da base e então damos um passo para recuperar a base.
Neutro: Cadeirante quando desloca na cadeira de rodas, o centro de gravidade se desloca também mas irá permanecer no mesmo nível ,sendo que no carro é a mesma coisa.
Tudo depende também da minha superfície...quanto mais instável, mais difícil o equilíbrio.


AS LEIS DENEWTON E SUAS FÓRMULAS

1º lei de Newton
Um corpo em rotação manterá em estado de movimento rotacional constante se nako for influenciado pela ação de um torque externo.
2º lei de Newton
Um torque efetivo produz aceleração angular de um corpo que é diretamente proporcional á maguinitude do torque e na mesma direção deste, e inversamente proporcional ao movimento de inércia do corpo.Fórmula: T=I α
3º LEI DE Newton ( lei da reação).
Para cada torque exercido por um corpo sobre outro, existe um torque igual e oposto exercido pelo segundo corpo sobre o primeiro.

BIOMECÂNICA

É a aplicação dos princípios do ramo da física que analisa as ações de força sobre as pareticulas e sistemas mecânicos no estudo dos organismos vivos.

TORQUE DE FORÇA

Quando uma força provoca umarotação, a rotação ocorre em torno de um ponto pivô, e a linha de ação da força precisa atuar à distância do pó pivô. Quando uma força é aplicada de modo que provoca uma rotação, o produto dessa força pela distância perpendicular à sua linha de ação e conhecido como torque de força ou momento de força. Esses termos são sinônimos, sendo utilizados de maneira intercambiável na literatura. Torque não e...
tracking img