Conceitos chave em marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUTA DE CLASSES – O conceito fundamental de Marx no “Manifesto do Partido Comunista”, que para ele e Engels independe do contexto histórico, já que a própria história de todas as sociedades – cujaestrutura produtiva baseia-se na apropriação privada dos meios de produção é, em sua concepção, a história da luta de classes. E essa luta é o móvel da história. Para Marx, sem antagonismo não háprogresso. Essa luta entre as classes nem sempre é um confronto direto, mas mostra o conflito de interesses que a caracteriza. (ex.: burguesia no fim da Idade Média).

MAIS-VALIA – Somente por não dispordos meios de produção é que o trabalhador se submete a vender a única mercadoria de que dispõe, que é a própria força de trabalho. E é esse trabalho que vai gerar lucro para o capitalista, poissomente uma parte do tempo o trabalhador estará trabalhando para si mesmo (seu salário seria a soma de tudo que necessita para viver), o resto do tempo trabalha para o patrão. A mais-valia absoluta seria oprolongamento da jornada de trabalho e a mais-valia relativa é quando se produz mais através do emprego de tecnologia.

FORÇA DE TRABALHO COMO MERCADORIA – O trabalhador para sobreviver necessitavender a única mercadoria de que dispõe, que é a sua força de trabalho. O valor de seu trabalho é determinado pelo valor da soma de tudo quanto necessita para sobreviver e reproduzir a força detrabalho. Esse valor varia de acordo com o contexto histórico. A força de trabalho é a única que pode produzir valor. Uma parte desse valor (trabalho excedente), é apropriada pelo capital, transformando-se nariqueza que se oporá à classe trabalhadora. O trabalhador não se dá conta desse processo devido sua situação alienada.


DIALÉTICA – Marx é devedor da dialética idealista de Hegel, mas com elarompe, criando sua própria concepção dialética. Para ele a dialética idealista estava de cabeça para baixo, pois o pensamento é o reflexo do real e não o contrário. A dialética se coloca contra o...
tracking img