conceitos chave dageografia

1553 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
A Geografia possui alguns termos que através de suas significações, nos permite adquirir uma concepção de mundo que junta a dinâmica da sociedade e as transformações. Esses termos são utilizados por diversas ciências, possuindo diversos significados e utilização, devido aos seus sentidos variados, possuindo um imenso campo de empregabilidade e significado.
Em muitos momentos esses termos, considerados como conceitos chave da geografia: espaço, paisagem, região, território e lugar, são motivos de fervorosos debates e discussões no mundo acadêmico, aqui não pretendo promover estas contestações, mas sim apresentar uma síntese dos conceitos utilizados por alguns autores para definir os conceitos chave da Geografia.

Palavras chave: Espaço Território Lugar Região Paisagem

ESPAÇO
Dentre os conceitos da Geografia, o espaço é um dos conceitos chave e trata-se de um termo muito utilizado em nosso dia-a-dia com significações distintas, sendo utilizado em diferentes escalas dentro da própria Geografia, podendo ser associado a nível, global, continental, regional, cidade e etc.
Corrêa (2003) enfatiza que, é a partir de 1950 através da Geografia teórico-quantitativa que a palavra espaço passou a fazer parte dos conceitos chave da Geografia, antes disso, a geografia tradicional privilegiava os conceitos de paisagem e região. Já na década de 1970, surge a geografia critica embasada no materialismo histórico e na dialética, esta nova proposta tem como finalidade, rescindir com a geografia tradicional e com a geografia teórico-quantitativa, a partir de então “o espaço é concebido como locus da reprodução das relações sociais de produção, Isto é, reprodução da sociedade”(pg. 26), sendo assim o espaço é uma consequência decorrente da dinâmica e da reprodução da relações sociais.
Segundo Milton Santos (1977) espaço é um aglomerado interligado de vários sistemas e objetos, ações e trabalho do ser humano, sendo o espaço uma produção humana, um local onde

Relacionados

  • Uso da fotografia no estudo das formas do relevo terrestre no ensino da geografia 8 classe na Escola Secundaria de Mafambisse-Dondo
    13642 palavras | 55 páginas
  • Geografia
    7884 palavras | 32 páginas
  • teste
    39380 palavras | 158 páginas