Conceitos basicos - retificacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO PROCESSO DE RETIFICAÇÃO



















SUMÁRIO


1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
1.1 PROCESSOS DE USINAGEM 2
1.2 PROCESSO DE RETIFICAÇÃO 3
1.3 REBOLOS – COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES 4
1.3.1 GRÃO ABRASIVO 5
1.3.2 LIGANTES 7
1.3.3 POROSIDADE 8
1.3.4 GRANULOMETRIA 8
1.3.5 DUREZA 10
1.3.6 ESTRUTURA 11
1.4 ESPECIFICAÇÃO DE REBOLOS 11
1.5 tiposde retificação 13
1.5.1 RETIFICAÇÃO PLANA 13
1.5.2 RETIFICAÇÃO CILÍNDRICA 14
1.5.3 RETIFICAÇÃO SEM CENTROS 15
1.6 DRESSAGEM 16
1.6.1 DRESSADORES 16
1.6.2 PROCESSO DE DRESSAGEM 17
1.7 desgaste do rebolo 21
1.8 EFEITOS DA TEMPERATURA NA RETIFICAÇÃO 22
1.9 PRINCIPAIS VARIÁVEIS E PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE RETIFICAÇÃO PLANA Erro! Indicador não definido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Neste capítulo serão abordados alguns conceitos sobre processos de usinagem e principalmente sobre o processo de retificação, incluindo suas particularidades, tipos de abrasivos utilizados e conceitos sobre seus fundamentos.



1 PROCESSOS DE USINAGEM


A usinagem, segundo FERRARESI (1970) caracteriza-se por um processode fabricação que confere à peça forma, dimensões, acabamento ou ainda uma combinação destes três itens, pela retirada de material da peça, ou seja, há geração de cavacos, que são retirados por uma ferramenta de corte e parâmetros de usinagem definidos.
Segundo STEMMER (1995), pode-se dividir os processos de usinagem em três grandes grupos:
- Processo com ferramentas de geometriadefinida;
- Processo com ferramentas de geometria não-definida;
- Processos especiais.

São exemplos de processos de usinagem com ferramentas de geometria definida, segundo STEMMER (1995): torneamento, furação, fresamento, mandrilamento que utilizam ferramentas como insertos, brocas, fresas, brocas canhão, escareadores, entre outras.
Para processos de usinagem com ferramentasde geometria não-definida podemos citar a retificação, brunimento, lapidação, eletroerosão, hidroerosão e as ferramentas utilizadas são rebolos, brunidores, pasta de lapidação, eletrodos que na sua maioria são formados por materiais abrasivos.
As ferramentas com geometria definida têm dimensão, forma e geometria bem definidas e podem ser reproduzidas em grande escala. A geometria da ferramenta écaracterística chave no processo, pode ser estudada e os parâmetros de processo são definidos de acordo com esta geometria.
Já as ferramentas com geometria não definida têm inúmeras arestas de corte, cada um com forma e dimensão diferentes, atuando simultaneamente no material que está sendo usinado formando infinitos pontos de formação de cavaco.


2 PROCESSO DE RETIFICAÇÃOSegundo MALKIN (1988) a retificação é utilizada quando são necessárias tolerâncias finas e superfícies lisas, por este motivo são utilizadas geralmente no final das linhas de produção. O processo ocorre pela retirada de material da peça-obra através de uma ferramenta nomeada rebolo, que será estudada em capítulo específico desta monografia.
A força exercida pelos grãos abrasivos daferramenta na peça executa um arrancamento de material, gerando cavacos, que quando comparados com o processo de usinagem com ferramentas de geometria definida têm dimensões muito menores, porém forma e aspecto semelhantes como mostrado na figura 1.


|[pic] ||Figura 1 – Cavaco de Retificação |
|Fonte: Badger, 2003 |



Segundo BERTALAN (1997), há basicamente 4 regiões onde a energia mecânica introduzida no processo é transformada...
tracking img