Conceitos basicos de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2

1 – CONCEITOS BÁSICOS DE REDE
1.1 - CONCEITO DE REDE
Em seu nível mais simples, uma rede consiste em dois computadores conectado um ao outro por um cabo para que possam compartilhar dados.

1.2 - AMBIENTE AUTÔNOMO
Os computadores pessoais são ferramentas de trabalho ótimas para produzir dados, planilhas, gráficos e outros tipos de informação, mas não possibilitam que você compartilherapidamente os dados que criou. Sem uma rede, os documentos devem ser impressos para que outras pessoas possam modifica-los ou utiliza-los. Na melhor das hipóteses, você entrega os arquivos em disquetes para outras pessoas copiem em seus computadores.

1.3 - UMA REDE SIMPLES
Os computadores que fazem parte de uma rede podem compartilhar: Dados Mensagens Gráficos Impressoras Aparelho de fax ModemOutros recursos de hardware Esta lista está sempre crescendo conforme são encontrados novas formas de compartilhar e se comunicar através do computador

www.vistavirtual.kit.net

3

1.4 - REDES LOCAIS (LAN, LOCAL AREA NETWORK)
Este tipo de rede deveria estar em um único andar de um prédio ou em uma empresa pequena. Atualmente, para empresas muito pequenas, essa configuração ainda éadequada. Esse tipo de rede esta dentro de uma área limitada.

1.5 - EXPANSÃO DAS REDES
As primeiras LANs não conseguiam atender adequadamente às necessidades de uma grande empresa com escritórios em vários locais. À medida que as vantagens das redes foram se tornando conhecidas e mais aplicativos para ambientes de rede foram sendo desenvolvidos, as empresas perceberam a necessidade de expandir suasredes para continuarem competitivas. Hoje em dia, as LANs se transformaram nos blocos de construção de sistemas maiores. À medida que o alcance geográfico da rede aumenta coma a conexão de usuários em cidades ou estado diferentes, a LAN torna-se uma rede de longa distância (WAN, Wide Área Network). Hoje, a maioria das grandes empresas armazena e compartilha enormes quantidades de dados importantesem um ambiente de rede, motivo pelo qual as redes são atualmente tão importantes para as empresas quanto às máquinas de escrever e os gabinetes de arquivos eram no passado.

1.6 -POR QUE UTILIZAR UMA REDE?
As empresas implementaram redes primeiramente para compartilhar recursos e possibilitar comunicação on-line. Os recursos incluem dados, aplicativos e periféricos. Um periférico é umdispositivo como uma unidade de disco externa, impressora, mouse, modem ou joystick. As comunicações on-line incluem o envio e recebimento de mensagens ou correio eletrônico.

www.vistavirtual.kit.net

4

2 – VISÃO GERAL DAS REDES
Todas as redes de forma geral têm certos componentes, funções e recursos em comum, ou seja, elementos comuns de rede.

2.1 – SERVIDORES (SERVER)
Computadores quefornecem recursos compartilhados para os usuários da rede.

2.2 - CLIENTES (HOST)
Computadores acessam recursos fornecidos por um servidor e compartilham na rede.

2.3 - MÍDIA
A maneira como os computadores estão compartilhados.

2.4 - DADOS COMPARTILHADOS
Arquivos fornecidos pelos servidores através da rede.

2.5 - IMPRESSORAS E OUTROS PERIFÉRICOS COMPARTILHADOS
Outros recursos fornecidospelos servidores.

2.6 - RECURSOS
Arquivos, impressoras ou outros itens a serem utilizados pelos usuários da rede. Mesmo com essas semelhanças, as redes podem ser divididas em duas categorias mais amplas: Par-a-par Baseada em servidor.

3 – REDES PAR-A-PAR
3.1 – TAMANHO
As redes par-a-par também são chamadas de grupos de trabalho. Em uma rede para-par há, tipicamente, pouco menos do que 10computadores na rede.

www.vistavirtual.kit.net

5

3.2 – CUSTO
As redes par-a-par são relativamente simples. Uma vez que cada computador funciona como cliente e servidor, não há necessidade de um servidor central complexo ou de outros componentes necessários para uma rede de grande capacidade. As redes par-a-par podem ser mais baratas do as redes baseadas em servidor

3.3 – SISTEMAS...
tracking img