Conceitos básicos handebol

Páginas: 22 (5307 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO À PRÁTICA DO HANDEBOL1
Por - Jorge Dorfman Knijnik2 – jk@usp.br

REFERÊNCIA KNIJNIK, Jorge Dorfman. Conceitos básicos para a
elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista Ludens – Ciências do Desporto, Lisboa, 2004, p. 75-81.

1

Este texto é parte dolivro “Ensinando Handebol - um programa para estudantes universitários de educação física e esporte”, a ser lançado em breve pelo autor.

Docente da Universidade de São Paulo (Brasil) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie; autor de A mulher brasileira e o esporte: seu corpo, sua história, e co-organizador de O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho(Editora Aleph, 2004). Técnico de handebol e diretor de comunicação da Federação Paulista de Handebol, já foi supervisor da seleção brasileira feminina de handebol (categoria cadete).

2

2

CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO À PRÁTICA DO HANDEBOL.
Por Jorge Dorfman Knijnik

1. INTRODUÇÃO O handebol é um dos jogos coletivos mais disputadosem nível escolar em São Paulo e mesmo no Brasil. É enorme a quantidade de estudantes e de equipes de ambos os sexos inscritas em qualquer torneio que contemple esta modalidade. Seja em uma disputa interna de uma escola, ou mesmo em uma olimpíada interescolar, até atingirmos os Jogos da Juventude (competição nacional que abarca equipes com jovens até dezesseis anos completos, de todos os estadosda federação) e os Jogos Universitários Brasileiros, a modalidade está sempre entre as mais disputadas e concorridas. O handebol é um jogo muito simples de se começar a jogar3. Os seus gestos técnicos requerem a combinação de algumas habilidades motoras fundamentais - andar, correr, saltar, quicar a bola, arremessar, receber - que são muito empregadas no cotidiano, tanto na forma de jogos deexercícios (como de passar e receber) como dentro de brincadeiras populares, como queimada ou câmbio. Estas habilidades também utilizadas em aulas de educação física escolar, e quando elas se encontram em um estágio intermediário ou maduro de execução, já é possível combiná-las no formato das técnicas motoras necessárias à prática do handebol. Este processo de combinação de habilidades geralmenteocorre por volta dos 8 a 10 anos, quando do desenvolvimento normal da criança. A facilidade de se iniciar a jogar o handebol também passa pelo fato de suas regras básicas serem muito claras e de rápida apreensão pelas crianças;
3

Obviamente no seu processo de especialização haverá demandas tão desgastantes e precisas como na maioria dos esportes; o que se analisa neste artigo, porém, é ainiciação à modalidade – aquilo que pode se chamar de “sintonia grossa” no aprendizado, a idéia geral dos movimentos e do jogo. A “sintonia fina”, isto é, a especificação das habilidades e a compreensão tática total da modalidade, é realizada numa etapa posterior, por aqueles interessados e capazes.

3 some-se a isto o fato de seu objetivo – o gol – ser representado por um alvo muito grande, e de suabola adaptar-se muito bem às mãos das crianças, e temos um jogo muito interessante para o público infantil. Devido a esta simplicidade para a iniciação ao handebol, o seu objetivo principal (fazer um gol) também se torna de fácil consecução, como dito acima. Assim, a meta e conseqüentemente o sucesso em uma partida de handebol são alcançados várias vezes, no jogo há muitos gols, diversos motivospara festa – o que acaba por fazer com que a modalidade seja um grande atrativo na iniciação esportiva. E como muitas vezes este processo de iniciação esportiva acontece ou é reforçado nas escolas, o handebol, como já afirmado anteriormente, acaba por se tornar uma das modalidades mais praticadas em âmbito escolar.

2. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA A INICIAÇÃO.

Tanto a “popularidade” como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEITOS BASICOS
  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos basicos
  • conceitos básicos
  • conceitos básicos
  • Conceitos básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!