Conceitos básicos de sistemas celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Básicos de Sistemas Celulares

A idéia do conceito celular foi introduzida pela necessidade de reuso da faixa de espectro alocada para o serviço móvel celular. Através da configuraçãocelular, o número limitado de canais RF disponíveis pode ser repetido em diferentes grupos de células (conhecidos como clusters) aumentando-se, assim, a capacidade de tráfego do sistema.
Umaconseqüência imediata do reuso de freqüências num sistema celular é a existência de células que utilizem o mesmo grupo de freqüências. Estas células são chamadas de co-canais e a interferência entre ossinais provenientes destas células é chamada interferência co-canal.
Em sistemas celulares, a distribuição de canais entre as estações base vizinhas é feita de forma que a interferência entreestações base e entre usuários móveis seja reduzida.
A seguir são apresentados os principais conceitos usados em sistemas móveis celulares.

Razão de Reuso

Um parâmetro importante no planejamento desistemas celulares é a razão de reuso. Para uma configuração de células hexagonais homogênea, a razão de reuso Q é dada pela expressão abaixo:

onde:
D é a distância entre os grupos de célulasco-canais (células que possuem os grupos de canais em comum),
RC é o raio da célula e
N é o número de células por cluster também chamado de fator de reuso.
Observando pode-se ver que na razão dereuso existe um compromisso entre a capacidade de tráfego e a qualidade do sistema. Supondo um número constante de canais disponíveis, nota-se que o aumento do fator de reuso implica uma maiorimunidade à interferência co-canal e, além disto, o aumento do número de células por cluster que resulta numa redução do número de canais por célula que tem por conseqüência a redução da capacidade dosistema. O inverso também acontece. Diminuindo-se o fator de reuso, o sistema fica menos imune a interferências, porém comporta mais usuários simultaneamente.

Um canal só poderá ser reutilizado...
tracking img