Conceitos básicos de computação

Conceitos Básicos de Computação.

Informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor econcretizador, um equipamento eletrônico chamado computador.
Computador é o nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa (processar = calcular) e recupera informações, quase como umliquidificador (que armazena as frutas e legumes, processa-os e recupera, como resultado, o suco desejado).

Hardware
O Hardware é a parte física do computador.

O computador podeser divido da seguinte forma didática:

Gabinete: Parte do computador em que há vários componentes que fazem o processamento da informação.

Monitor: É a tela que nos mostra as respostasque o computador nos dá.

Teclado: conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados.

Mouse: Através dele, controlamos uma setinha que apontapara os itens na nossa tela.

Componentes do gabinete:

Placa Mãe: É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes a Placa mãe recebe o processador, as memórias,os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais

Microprocessador: É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelocomputador. Ele reconhece por exemplo, quando alguma tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado.

Memória RAM: É um conjunto de chips que acumulam asinformações enquanto estão sendo processadas. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”. RAM significa Memória de Acesso Aleatório, ou seja, o computador altera seu conteúdoconstantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Sem chance de recuperação....
tracking img