Conceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na escola americana, o conceito surge inicialmente como um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes que justificam um desempenho diferenciado, com a finalidade de atender às demandas de umdeterminado cargo, segundo a realidade da empresa na qual está inserido. Já a escola francesa vai além da conceituação como qualificação, enxergando a competência como uma ação em tomar a iniciativa eassumir a responsabilidade nas situações com as quais o profissional se depara, tendo em vista a realidade profissional mutável e complexa em que trabalha (FLEURY, 2002).
Ainda na escola francesa,Fleury traz o conceito de competência proposto por Le Boterf (1995 apud FLEURY, 2002, p. 55), que entende a competência mediante três eixos, formados pela pessoa, através de sua biografia e socialização,formação e experiências:

Segundo Le Boterf, competência é um saber agir responsável, como tal reconhecido pelos outros. Implica saber como mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos,recursos e habilidades num contexto profissional determinado. (FLEURY, 2002, p. 55).

Por intermédio do trabalho de Le Boterf, Fleury (2002) – como integrante da escola brasileira – associa ao conceito decompetências as expressões que contribuem para o entendimento do seu conceito. “Saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumirresponsabilidades, ter visão estratégica”, onde propõe um novo conceito de competência, como: “um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos,habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY, 2002, p. 55).
Contribuindo com o conceito de competência, ainda segundo Fleury, também na escolabrasileira, é a noção de entrega, proposta por Dutra (2001 apud FLEURY, 2002), que identifica o que realmente o indivíduo entrega para a organização, agregando valor e sendo reconhecido por isso.
Outro...
tracking img