Conceito e origem de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O surgimento da contabilidade é explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permite recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento possa se saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medidaem que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

























Origem e evolução da contabilidade

A história da contabilidade é tãoantiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos factos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte daescrituração mercantil. Utilizava técnicas especificas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas ate hoje.

Desde o surgimento da humanidade notam-se sinais da existência da Contabilidade. Até mesmo nas histórias bíblicas já existiam controle do patrimônio do homem, pois se sabia quem tinha mais rebanho ou mais acúmulos de riqueza através de um estudo ou contagem dosmesmos.
A Contabilidade foi evoluindo à medida que os tempos evoluíam, as organizações se tornavam maiores e mais complexas, fazendo-se mais necessária a cada dia. Do sistema de escrituração das partidas dobradas, ela passa a ser um sistema complexo, munido de dados e transformando-os em informações relevantes para a organização e seus usuários. Informações relevantes e indispensáveis para a vidadas empresas.
Toda ciência tem, em seus fundamentos, base teórica para amparar sua aplicação prática, e com a Contabilidade não é diferente.
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.
Aactividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efectuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efectuados pelo governo de seupaís no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suasreais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente,empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da república Romana (200a.C.) já traziam receitas de...
tracking img