Conceito pco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O CONCEITO DE PCO

Pesquisa de Clima Organizacional, ou PCO, é uma ferramenta de diagnóstico organizacional que gera uma base de dados para a tomada de decisões tanto de Gestão de Pessoas como de Equipes.

2. O SEU SIGNIFICADO

Na PCO, cada colaborador tem a oportunidade de se manifestar sobre:

* O que realmente pensa da organização
* Como está a motivação, os relacionamentos eo espírito de equipe
* Se conhece a missão, os valores, objetivos e metas
* Todos estão trabalhando em função de um objetivo comum
* Os gestores delegam bem
* Como estão as políticas de Gestão de Pessoas
* Esta empresa é um bom local para se trabalhar?

3. ADVERTÊNCIA

Pesquisa de Clima Organizacional é algo que se mede de forma extremamente cuidadosa. Todas as etapas doprocesso devem ser coesas no que concerne ao RH da empresa e a consultoria que a aplica e interpreta. Isto porque, em última instância, a PCO é uma parceria que se forma na empresa contra os vários “inimigos potenciais” da organização – inimigos estes que se tornam conhecidos através da pesquisa.

Portanto, a PCO não pode ser encarada como um instrumento de fiscalização, medida de desempenho oumeritocracia de qualquer natureza. Para estes fins existem ferramentas específicas e bastante eficazes.

A PCO não poucas vezes gera sentimento de ameaça nos colaboradores. Esta é uma forte razão para inspirar cuidados na busca de resultados verdadeiros e coerentes com a realidade sem que se coloque em risco a confiança presente nas relações líderes-subordinados.

O papel do pesquisador e suapostura devem ser neutros do princípio ao fim do processo.

Em função das várias expectativas que uma PCO gera, o colaborador precisa ter conhecimento do resultado final já que no pano de fundo do clima interno estão:
* Fluxo de Comunicação
* Relacionamentos interpessoais
* Valores claros e utilizados por todos em ações diárias
* Reconhecimento (ser reconhecido pelo seu trabalho)e expectativas.

4. COMO NÓS SUGERIMOS A REALIZAÇÃO DE UMA PCO

Como dissemos anteriormente, as etapas de realização de uma PCO devem ser cuidadosamente executadas. Nossa sugestão é que a PCO seja realizada segundo as seguintes etapas:

4.1 Briefing: Esta etapa consiste no entendimento entre a Consultoria e a Empresa para conhecimento do negócio em si e das principais necessidades a sereminvestigadas. É um item importante de todo o processo, pois, enquanto numa equipe de vendas se deseja conhecer o grau de facilitação proporcionado por supervisores e gerentes, em uma empresa de serviços em advocacia a tônica deve ser dada ao nível de clareza na comunicação entre as várias partes envolvidas nos procedimentos e processos. Em resumo, o briefing é a etapa responsável pelo alinhamentoentre as intenções e a realidade do negócio em si, o que chamamos de business. Um exemplo de tópicos resultantes do entendimento entre a consultoria e a empresa no briefing de uma PCO poderia ser:
* Identidade e Compromisso com a Empresa
* Objetivos e Metas
* Qualidade e Produtividade
* Atuação das Lideranças
* Espírito de Equipe
* Comunicações
* Inovação e Criatividade* Políticas de RH
* Desenvolvimento Profissional
* Remuneração e Benefícios
* Segurança e higiene no Trabalho
* Qualidade de Vida.

4.2 Sensibilização: Pode tanto ser uma palestra explicativa a todos os colaboradores como também um comunicado escrito com a finalidade de dar conhecimento sobre a PCO, sua importância e significado para toda a organização, e convocá-los àparticipação.

4.3 Criação do questionário: Juntamente com a empresa, a consultoria cria a estrutura e seqüência de perguntas. Nossa consultoria tem por obrigatoriedade que esta etapa seja necessariamente validada pelo cliente.

4.4 Aplicação do questionário: O questionário pode ser aplicado via web ou do modo convencional, isto é, presencialmente, em salas de treinamento. O questionário deve ser...
tracking img