Conceito marxista de ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplossignificados, contudo,  nos limitaremos a tratá-la enquanto um “Conjunto de ideias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade”.
O conceito de ideologiaaparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real.

Desenvolvimento

 Através daideologia, são construídos (produzidos)  imaginários  e lógicas de identificação social cuja  função seria escamotear o conflito (entre as classes sociais), dissimular a dominação e ocultar a presença doparticular, dando-lhe a aparência de universal.
Nesse sentido, a ideologia tem funções como a de preservar a dominação de classes apresentando uma explicação apaziguadora para as diferenças sociais.Seu objetivo é evitar o conflito aberto entre dominadores e dominados. A ideologia, portanto, seria uma forma de consciência, mas uma consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criaçãode conceitos e preconceitos como instrumentos de hegemonia.
Ideologia é o conjunto de representações e ideais, bem como de normas de conduta, por meio das quais o individuo é levado a pensar ,sentire agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes no seio da sociedade, ao apresentá-la uma eharmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais
Portanto, a ideologia:
* Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normasque nos “ensinam” a agir;
* Determina a relação entre os indivíduos e as condições de existência deles, adaptando-os às tarefas prefixadas pela sociedade;
* Camufla as diferenças de classe...
tracking img