CONCEITO JUST IN TIME

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Just-in-Time
O just-in-time (JIT) é um princípio de gestão de stocks, aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela manutenção de matérias-primas e componentes em stock apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. No limite, as quantidades de stocks são nulas pois os únicos stocks de matérias-primasexistentes são os que estão precisamente  a ser transformados.
Este tipo de gestão de stocks pode traduzir-se em fortes reduções dos montantes de investimento em stocks, libertando liquidez para outros fins e na redução dos custos de armazenamento, espaço e pessoal. Contudo, para que funcione eficazmente e sem estrangulamentos no processo produtivo, o JIT obriga à manutenção de relações privilegiadascom os fornecedores.
Aplicado à produção, o JIT assenta geralmente num sistema de informações conhecido por kanban (cartão). O kanbans relativos às ordens de fabrico transitam em sentido contrário ao do fluxo de produção - como o número de kanbans é limitado e as ordens de fabrico são sempre emitidas a jusante no processo de fabrico (de acordo com as suas necessidades), tal evita a acumulação destocks nas diferentes fases do processo.
 
JUST IN TIME


Alguns termos utilizados neste trabalho: 

JUST IN TIME (JIT) – Termo usado para indicar que um processo é capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional, seja na expectativa de demanda futura, seja como resultado de ineficiência no processo. 

META JIT – A total eliminação de estoque,em todos os estágios do processo. 

PROCESSO – Com relação ao JIT, o processo, em última análise, é representado por uma completa rede de eventos, incluindo tanto produtos quanto serviços, que resulta na resposta a uma dada necessidade. O processo começa com a produção inicial de matéria-prima e termina com a satisfação das necessidades do usuário final. 

O termo processo também é usado paradescrever subprocessos internos a um sistema completo ou processo. 

PROBLEMA – ë um processo fora do controle. 

PROCESSO DE MELHORAMENTE CONTÍNUO – Expressão para descrever uma metodologia através da qual o objetivo do JIT é atingido. Basicamente, todo melhoramento é feito projeto a projeto e os projetos são atacados de maneira sistemática. Um projeto é um problema escolhido para sersolucionado. 

INTRODUÇÃO 

À medida que uma empresa se expande, contrai ou faz qualquer outro ajuste para atender novas necessidades ou exigências, os antigos requisitos são alterados e novos procedimentos e funções são incluídos. Raramente as modificações são planejadas tendo em mente o sistema global da empresa; em vez disso, o processo de "evolução" segue em frente, e o que normalmente sedesenvolve é uma colcha de retalhos de procedimentos operacionais que são departamentais por natureza. Tipicamente, resultam lacunas e sobreposições nas responsabilidades entre departamentos, tanto no relacionamento com o outro como na relação com fornecedores e clientes. 

Como resultado dessa evolução tipo colcha de retalhos, muitas empresas têm a oportunidade de melhorar significativamente o seudesempenho como um todo, adotando sob um ponto de vista sistêmico global a integração e otimização de processos e procedimentos com o propósito de evitar desperdício e ineficiência. O resultado positivo desse esforço será uma redução no custo total de fabricação e melhoria dos lucros da empresa através de redução ou eliminação de tipos específicos de despesas gerais. 

As áreas improdutivas,que serão mais afetadas ao se seguir uma abordagem de integração total de sistemas (ITS), envolvem funções e processos que foram desenvolvidos para atender a problemas relacionados com sistemas de manufatura. Muitos desses processos e funções não acrescentam valor ao produto; eles existem somente para compensar incapacidades em algumas partes do sistema da manufatura. A eliminação dos setores...
tracking img