Conceito de Just-in-Time
O just-in-time (JIT) é um princípio de gestão de stocks, aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela manutenção dematérias-primas e componentes em stock apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. No limite, as quantidades de stocks são nulas pois os únicos stocks de matérias-primas existentessão os que estão precisamente  a ser transformados.
Este tipo de gestão de stocks pode traduzir-se em fortes reduções dos montantes de investimento em stocks, libertando liquidez para outros fins ena redução dos custos de armazenamento, espaço e pessoal. Contudo, para que funcione eficazmente e sem estrangulamentos no processo produtivo, o JIT obriga à manutenção de relações privilegiadas comos fornecedores.
Aplicado à produção, o JIT assenta geralmente num sistema de informações conhecido por kanban (cartão). O kanbans relativos às ordens de fabrico transitam em sentido contrário ao dofluxo de produção - como o número de kanbans é limitado e as ordens de fabrico são sempre emitidas a jusante no processo de fabrico (de acordo com as suas necessidades), tal evita a acumulação destocks nas diferentes fases do processo.
 
JUST IN TIME


Alguns termos utilizados neste trabalho: 

JUST IN TIME (JIT) – Termo usado para indicar que um processo é capaz de responderinstantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional, seja na expectativa de demanda futura, seja como resultado de ineficiência no processo. 

META JIT – A total eliminação de estoque, emtodos os estágios do processo. 

PROCESSO – Com relação ao JIT, o processo, em última análise, é representado por uma completa rede de eventos, incluindo tanto produtos quanto serviços, que resulta naresposta a uma dada necessidade. O processo começa com a produção inicial de matéria-prima e termina com a satisfação das necessidades do usuário final. 

O termo processo também é usado para... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). CONCEITO JUST IN TIME. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-Just-In-Time/40610143.html

MLA

"CONCEITO JUST IN TIME" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-Just-In-Time/40610143.html>.

MLA 7

"CONCEITO JUST IN TIME." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-Just-In-Time/40610143.html>.

CHICAGO

"CONCEITO JUST IN TIME." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conceito-Just-In-Time/40610143.html.