Conceito história da igreja parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para conceituarmos o que é a história da igreja, é preciso conhecer um pouco da história do mundo, ou seja, da história universal.
A história começa a ser contada por volta do século I a.c, pelohistoriador grego Heródoto, que é considerado o pai da história, sendo nesta época a história contada através de linguagens mitológicas, que nada mais representava a não ser a tradição oral dasreligiões.
Ao se pensar na história da igreja, logo pensamos na idade média, onde o pensamento era voltado para as coisas sobrenaturais. Já no período medieval foi dividido em dois planos, sendo um superiorque era perfeito, ou seja, era Deus e o outro imperfeito que era o ser humano, haja vista que Santo Agostinho se despontava como o primeiro intérprete teológico da história. Já na idade moderna buscavao lado racional das coisas e de sua existência, o pensamento não ficou limitado apenas nas relações divinas. Outro momento que marcou esse período foi a reforma protestante e a grande divulgação da fécristã.
Para entender a história da igreja é preciso analisar o contador da história, a cultura que ele tem ou viveu, o meio social e a motivação que ele como detentor do poder do conhecimento, quertransmitir as pessoas. Devemos compreender que a história é processual e não se prende somente em alguns fatos cercados de alguns heróis, ela é construída de pessoas pobres e humildes que nãoaparecem nos livros de história, mas também fizeram parte da mesma.
Quando analisamos a história da igreja, logo percebemos a grande importância que ela tem pra nós, pois conseguimos visualizar o avançoobtido pela fé cristã na propagação da palavra de Deus e no crescimento da igreja na terra. Em meio a tantas formas de cristianismos, conseguimos entender que cada um a sua forma busca a libertação e atransformação do homem. O crescimento da igreja, juntamente com a história e seus personagens muito enobrece o estudo teológico e nos faz pensar e estudar sobre as personagens anônimas da história,...
tracking img