Conceito do lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
em francês “loisir” que dá origem à expressão inglesa “leisure“, que se utiliza Conceito de lazer :
tecnicamente para significar tempo livre.
Sabemos que a existência do lazer só acontecera seformos ativos e vislumbramos programações pessoais e coletivas que nos façam refletir esta necessidade de sobrevivência humana.
Para Bramante (1998), o Lazer se traduz por uma dimensão privilegiada daexpressão humana dentro de um tempo conquistado, materializado através de uma experiência pessoal… influenciado por fatores ambientais.
O tempo livre é aquele tempo que possuímos para realizarmos asatividades de que mais gostamos, não podendo ser realizadas no tempo de trabalho, familiar, religioso, político ou social. Portanto é necessário darmos valor a este tempo tão precioso na nossa vida. Alivre iniciativa é novamente um elemento de simples compreensão, já que as atividades são escolhidas individualmente e que há uma expectativa de satisfação no momento da escolha, é como relata Santos2011, “O lazer é pessoal e intransferível”.
Entendemos que ao praticar lazer “ativo”, as atividades estarão desenvolvendo expressão motora, resultante de diversos movimentos corporais integrais ouparciais. As praticas de lazer tomaram dimensões extraordinárias visto que sempre existiu o trabalho e o não-trabalho em qualquer sociedade.
As atividades de Lazer devem procurar atender as pessoas noseu cotidiano. Assim sendo necessário que essas pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam os vários interesses, tendo conhecimento das alternativas que o lazer oferece.
Com este propósito e o realaumento do tempo livre, houve uma transição do mundo do trabalho para o mundo do ócio onde a reação das pessoas diante de tal transição buscou se atentar para o papel da educação diante das praticasde lazer, enfatizando o caminho para uma sociedade centrada neste lazer.
As pessoas, em sua maioria, acreditam ter mais tempo para dedicar a sua família, ao seu aprendizado, aos seus afazeres...
tracking img