conceito deComunismo de Guerra

366 palavras 2 páginas
Escola de Educação Básica Delminda Silveira

Diretor:

Educandos:

TRABALHO DE HISTÓRIA

Neste breve trabalho pretendemos trazer de forma clara e objetiva, alguns conhecimentos básicos de:

CONCEITO DE COMUNISMO DE GUERRA

Comunismo de Guerra
Período entre 1918 e 1921, quando os bolcheviques estabeleceram medidas radicais, conhecidas como comunismo de guerra, essas medidas consistiam no confisco de todas as grandes propriedades fundiárias sem indenização; a regulamentação do consumo e da produção; expropriação completa das grande indústrias e da maioria das pequenas empresas; e, a obrigatoriedade de os camponeses entregarem ao governo a colheita de cereais, com exceção da parte destinada ao consumo próprio.
Apoiado por várias nações ocidentais, o Comunismo de guerra fez com que os bolcheviques adotassem métodos tayloristas de organização do processo de produção e a centralizar a administração das fábricas em um único administrador.
O Comunismo de Guerra acabou quando teve fim a Guerra Civil, em março de 1921. Em seu lugar foi adotada a NEP - Nova política econômica que visava implantar práticas capitalistas para atingir o socialismo. Permitindo a Rússia retomar rapidamente o crescimento econômico. Para isso o governo procurou atrair capitais estrangeiros que foram canalizados para o desenvolvimento da indústria de base; a agricultura e o comércio foram organizados através de cooperativas; restabeleceu-se a liberdade de comércio interno e autorizou-se a diferença salarial.

Medidas adotadas no comunismo de guerra:
Requisição de cereais;
Decreto do trabalho obrigatório;
Reforma Agrária;
Fim da Propriedade Privada;
Combate a fome.

Conclusão
O Comunismo de Guerra foi uma estratégia adotada pelos bolcheviques russos durante a guerra civil que se ocorreu no país, logo após a Revolução Russa, em 1917. O Comunismo de Guerra se pautava na premissa de que todas as forças

Relacionados