Conceito de vias de desenvolvimento a partir draibe, s. rumos e metamorfoses: estado e industrialização no brasil – 1930-1960.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Economia
Curso de Graduação em Economia
CE243A - Ciência Política
Alunos:
Atividade: Conceito de vias de desenvolvimento a partir DRAIBE, S. Rumose metamorfoses: Estado e industrialização no Brasil – 1930-1960. Introdução. São Paulo: Paz e Terra, 2004.


Draibe (2004) discute as relações entre Estado e sociedade durante o processo deindustrialização do Brasil, no período de 1930 a 1960. Como referenciais teóricos, a autora toma a crítica da economia política da Cepal realizada por Conceição Tavares e Cardoso de Mello, e conceitode “revolução burguesa” proposto por Florestan Fernandes. Baseando-se em Cardoso de Mello, procura apreender as transformações sociais sob três ângulos: o passado, referindo-se à questão agrária; opresente, tratando das questões relativas aos conflitos entre as frações da própria burguesia; e o futuro, apontando para a questão proletária e as relações entre classe dominante e classes subalternas.A autora investiga a resolução dessas questões considerando as alternativas político-econômicas postas pela crise da economia cafeeira. Nesse sentido, Draibe coloca o conceito de vias dedesenvolvimento do capitalismo. Tais vias são formas abstratas e teóricas de caracterizar as alternativas para o desenvolvimento econômico brasileiro na época, e referem-se a setores sociais, classes ou frações declasse que a autora define como fundamentais. Nesse âmbito, distinguem-se três vias: a via conservadora, a via moderada, e a via nacional-popular; associadas a setores sociais, classes ou frações declasse definidos como “fundamentais, porque são historicamente capazes de ordenar, a partir de seus interesses estratégicos objetivos, o conjunto da sociedade” (2004, p.22, grifos da autora).
A viaconservadora está associada aos interesses do capital cafeeiro. Draibe explica tal via admitia certo avanço do setor de bens de consumo, e até mesmo de bens leves de produção, que poderia ser...
tracking img