Conceito de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO “TRABALHO”

Dos primórdios da Humanidade até aos nossos dias o conceito “trabalho” foi sofrendo alterações, preenchendo páginas da história com novos domínios e novos valores. Do Egito à Grécia e ao Império Romano, atravessando os séculos da Idade Média e do Renascimento, o trabalho foi considerado como um sinal de opróbrio, de desprezo, de inferioridade. Esta concepção atingiao estatuto jurídico e político dos trabalhadores, escravos e servos. Com a evolução das sociedades, os conceitos alteraram-se. O trabalho-tortura, maldição, deu lugar ao trabalho como fonte de realização pessoal e social, o trabalho como meio de dignificação da pessoa.
Começamos por apresentar alguns significados das palavras «trabalho» e «trabalhar» de acordo com o que é definido por umdicionário da língua portuguesa. «Trabalho» significa: “exercício de atividade humana, manual ou intelectual, produtiva”; “serviço”; “lida”; “produção”; “labor”; “maneira como alguém trabalha”. «Trabalhar» é “exercer alguma profissão”; “dar determinada forma a”; “fazer com arte”; “labutar”; “empenhar-se”; “executar alguma tarefa”; “desempenhar as suas funções”.
Apresentamos também uma breveabordagem histórica do conceito «trabalho».


BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO «TRABALHO»

Segundo R. Cabral (1983), a palavra «trabalho», na sua origem etimológica, significa “tripalium, instrumento de tortura composto de três paus ou varas cruzadas, ao qual se prendia o réu” (p. 1774).
Na opinião de João Lobo (2004),

fronteira que delimita o conceito de trabalho enquanto fator derealização humana daquele outro em que o trabalho contem em si a carga negativa opressora do tripalium (instrumento composto por três paus ou varas cruzadas, usado para prender animais e também como instrumento de tortura – que exprime, na sua origem semântica, a noção de trabalho e o sacrifício que a realização do mesmo implica) nem sempre é clara e necessita de diferenciação legal em homenagem àproteção dos valores fundamentais da pessoa humana (p. 4).


Segundo Lobo (2004), a necessidade da delimitação de tal fronteira no que se refere à protecção de trabalho de menores vai de encontro àquelas situações especiais em que “o velho prolóquio de Larcordaire merece acolhimento, funda detença e larga consideração: entre o rico e o pobre e o forte e o fraco é a Lei que liberta e a liberdadeque mata” (p.4).
A palavra «trabalho», esclarece o historiador Jacques Le Goff, não existia antes do século XI. De acordo com Godelier, citado por Correia (1999), o significado da palavra «trabalho», conhecido como “obra a fazer, ou execução de uma obra”, surge somente nos finais do século XV e o significado da palavra «trabalhador» aparece nos finais do século XVII.
No século XVIII, otrabalho aparece como uma actividade que implica um esforço penoso. Aliás, José Alberto Correia (1999) refere esta noção sublinhando que ela está “relacionada com significados que nos referenciam o exercício de actividades penosas”.
No dizer de Avelãs Nunes, citado por Barros Moura (1980), o trabalho é a “actividade inteligente do Homem em sociedade, preordenada ao objectivo de transformar e adaptaras forças da natureza com vista à satisfação de necessidades” (p.15).
Para Brito Correia (1981), “a palavra trabalho é usada correntemente com vários sentidos:
a) Esforço ou aplicação para fazer uma coisa, ou como ‘acção que altera a natureza ou a forma de uma coisa’ (Larousse); neste sentido, também um animal pode prestar trabalho;
b) Actividade manual ou intelectual própria dohomem, frequentemente (mas não necessariamente) penosa e dirigida a um fim útil: não de mero prazer ou como jogo, mas para ganhar a vida (por necessidade); neste sentido, o trabalho contrapõe-se a actividades realizadas por amor do próximo (caridade), para alcançar prestígio (um lugar na vida social), por amor à Pátria (caso do soldado voluntário) ou para glória de Deus (caso dos religiosos);...
tracking img