Conceito de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de formainteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Mas o que é, afinal, sustentabilidade?
Esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. O desenvolvimentosustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida nofuturo. Atualmente o que mais se fala é em projetos sustentáveis em todos os sentidos, isso porque apensar de a sustentabilidade e a idéia de ter novas atitudes pensando no meio ambiente e que qualquer atitude mal pensada hoje pode se tornar uma falha no futuro e te atingir ter surgido há muitos anos, só agora que o mundo esta acordando e cada vez mais autoridades atentas a desequilíbrios naturais ecatástrofes que vem ocorrido.
Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade. Não por acaso, ela está baseada no chamado Triple Bottom Line, uma expressão britânica sem tradução para o português, constituído por três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Isto quer dizer que, para qualquerempreendimento se tornar viável, daqui para frente ele terá de ser socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente lucrativo. Dessa maneira, para que haja a perenidade do negócio, esses três componentes deverão estar, obrigatoriamente, presentes.

Sustentabilidade no mundo corporativo
Você já deve ter se perguntado como as empresas ealgumas instituições devem caminhar apartir dos conceitos e pilares que pautama sustentabilidade. Será que começar tudo de novo é uma alternativa?
Sem dúvida que não. As empresas e instituições (como escolas, templos religio-sos e outros) devem se preocupar com o tripé da sustentabilidade, levando-seem consideração,a priori , a sua atuação local. Ou seja, ao invés de pensar emsoluções para o planeta todo, deve-se ter o cuidado decomo é possível atuar nopróprio bairro, com as pessoas e empresas que lá se encontram.
É importante que para isso ocorrer haja um planejamento estruturado das ações presentes e futuras que sepretendem fazer, a fim de que se possa agir com mais assertividade, tanto do ponto de vista dos objetivos,quanto da conquista desses
Stakeholders.
Para o desenvolvimento econômico, no entanto, emespecífico para as empresas, torna-se necessária a men-suração de todos os investimentos, bem como de seus retornos. Isso é preciso para provar que a empresacontinuará crescendo e mantendo seus colaboradores, uma vez que essas mudanças geram, entre outrascoisas: qualidade na produção; vantagem competitiva; melhora e garantia de matéria-prima; garantia deconformidade com a lei; suporte ao crescimentoda comunidade. Para você ter uma noção melhor de como iniciar e demonstrar à empresa a importância do desenvolvimentosustentável, há o modelo à luz das diretrizes internacionais do
Global Reporting Initiative (GRI), encontradoem seu Livro-Texto, que se divide em três partes, as quais as empresas são convidadas a relatar: perfil; infor-mações sobre a forma de gestão; indicadores de desempenho.Em...
tracking img