Conceito de sociedade em antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os dois sentidos
Ao abordar o conceito de sociedade em antropologia, Viveiros de Castro o apresenta em um parâmetro geral de acordo com suas diferentes perspectivas ao longo da história, baseado em diversos autores. Essa abordagem é feita em forma comparativa, confrontando as dicotomias e as divergências entre as diferentes teorias que foram desenvolvidas. A primeira dicotomiaapresentada são os dois sentidos de sociedade, em condição universal (geral), sendo eles:
- Biológico (instintual): indivíduos são geneticamente pré dispostos à vida social. As capacidades de se sociabilizar são fundamentais para atender as necessidades do organismo.
- Simbólico-moral (institucional): Dimensão exclusiva da natureza humana, em que a sociedade tem caráter normativo; O comportamentohumano como agência social, desenvolve regras para manter para manter uma organização social (sistema). Sujeitos são simuntâneamente criaturas e criadores do mundo das regras.
Entretanto, se o foco da abordagem é no sentido particular, a sociedade pode ser designada pelo aspecto cultural. Nesse caso são atribuídas à determinado grupo humano as seguintes propriedades: “territorialidade;recrutamento principalmente por reprodução sexual de seus membros; organização institucional relativamente auto suficiente e capaz de persistir para além do período de vida de um indivíduo; distintividade cultural.” (VIVEIROS DE CASTRO, 2002, p. 298).
Por via dessa perpectiva, as sociedades podem ser analisadas das seguintes maneiras:
-Descritivo-interpretativo: aspecto etnográfico, analisando oparticular de cada sociedade. Procura as diferenças entre sociedades.
-Comparativo-explicativo: formulações sintéticas válidas para toda sociedade humana (aspecto teórico).
Mesmo com muita tentativa das ciências humanas para definir essas duas metodologias de forma que uma complemente a outra, a tendência tem sido a polarização entre a “etnografia” e a “teoria”.

À partir dosanos 60, a polarização entre essas correntes teóricas se aprofunda. O interesse pelo significado e a interpretação dos agentes colocou a etnografia em evidência, buscando uma nova perspectiva etnográfica para a sociedade, em vista do observador. “A sociedade em sentido geral subordina-se em sentido particular ou plural.” (VIVEIROS DE CASTRO, 2002, p. 299).”
A polarização entre ascorrentes de pensamento culturalistas e naturalistas tornaram vazio o conceito de sociedade. Dividiu-se a representação particular em oposição ao comportamento universal.

As duas concepções

De acordo com o pensamento ocidental, onde o conceito de sociedade varia entre os sentidos particular e geral, segundo Dumont (1965), podemos chamá-los de societas e universitas. Ou seja, adistinção entre as concepções individualistas e holistas de sociedade. O termo societas, é designado pela ideia de sociedade como um contrato entre átomos individuais, independentes, que entram em um consenso guiados por interesses próprios e devem obedecer um conjunto de normas que regulamentam a sociedade. Essa é uma concepção individualista de sociedade, que tem como referência pensadoresjusnaturalistas como Hobbes e Hegel.
Já no aspecto oposto universitas, a sociedade e vista como “um todo orgânico preexistente empírica ou moralmente a seus membros.” (VIVEIROS DE CASTRO, 2002, p. 300).” Ou seja, a sociedade é o universal concreto onde a natureza humana se realiza, e o princípio moral que as pessoas incorporam se constitui através do parentesco. Uma perspectiva cultural da sociedade,associada ao pensamento pré-moderno influenciado por Aristóteles.
Delimitando o surgimento dessas perspectivas, a societas, ou seja, o entendimento de sociedade através da sociedade civil, surgiu na prática da “antropologia social” britânica e do racionalismo francês, podemos citar como influência autores como Comte, Spencer e Durkheim.
Já a perspectiva culturalista, privilegia...
tracking img