Conceito de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo: O Conceito de Saúde e do Processo Saúde-Doença
Livro: Saúde & Cidadania - Distritos Sanitários: Concepção e Organização
Páginas: 11,12 e 13
Autores: Eurivaldo Sampaio de Almeida
Cláudio Gastão Junqueira de Castro e
Carlos AlbertoLisboa

Para definir os objetivos que serão atingidos, ou seja, sistema de saúde, condições de saúde da população, qualidade de vida e a prática do direito à saúde.A saúde é um direito social que cada um e todos possam a utilizar, havendo a aplicação das riquezas disponíveis em conhecimento e tecnologia atuais, sendo assim uma referência e um valor base a serassimilado pelo poder público.

Em diversos momentos históricos no desenvolvimento científico humano, nossos antepassados julgavam as doenças como fenômeno sobrenatural, sendo além da suacompreensão, posteriormente superado pelo fato das alterações ambientais no meio físico, após isso surge a teoria dos miasmas (gases), que vai predominar por muito tempo. Até que Louis Pasteur na França comseus estudos criou a “teoria da unicausalidade”, com a descoberta dos micróbios, ou seja, o agente causados da doença.

Com a capacidade de explicar a ocorrência de uma série de agravos à saúde dohomem, essa teoria foi complementada pelos conhecimentos produzidos pela epidemiologia, demonstrando a multicausalidade das doenças, não apenas a presença exclusiva do agente causador. Com uma série deestudos provindos por meados deste século para esclarecer melhor as ocorrências das doenças em termos individuais e coletivos.

Deve-se ressaltar o avanço da Engenharia Biológica Molecular, assimsurgiram vários modelos de explicação de doenças e do processo saúde – doença, como modelo epidemiológico baseado em três componentes: agente, hospedeiros e meio.

Alguns autores questionam esse...
tracking img